Equipe do Ministério da Saúde faz estudo sobre Covid-19 nesta terça (31), na Ponta Verde
Nova etapa da PrevCov terá coleta de informações e de amostras de sangue de pessoas pré-selecionadas
Equipes da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (PrevCOV), do Ministério da Saúde, estarão nesta terça-feira (31) na Ponta Verde, a partir das 9h, onde darão sequência ao trabalho. O estudo soroepidemiológico está sendo realizado pelo ministério para esclarecer aspectos que ainda não foram explicados sobre a doença, a partir da população afetada e dos diferentes recortes geográficos do país.
“Estamos assegurando o respaldo necessário à equipe do Ministério da Saúde dentro do nosso território, para que a população entenda e se sinta segura em participar efetivamente do estudo, que vai ampliar os conhecimentos sobre a doença e aprimorar as ações relacionadas ao controle e prevenção sobre ela no país”, afirmou a diretora da Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.
A PrevCov é considerada uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 no mundo e conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O estudo teve início em maio de 2020 e foi feito por meio de entrevistas por telefone com indivíduos selecionados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid-19/IBGE.
Nesta etapa da pesquisa, equipes de campo farão coleta de dados e de amostras de material biológico (sangue) junto aos indivíduos selecionados, em seus domicílios.
De acordo com Neyla Menezes, apoiadora do Programa Vigiar SUS, em Alagoas, o PrevCov é desenvolvido em Maceió e em outros sete municípios da Região Metropolitana – Barra de São Miguel, Satuba, Rio Largo, Paripueira, Pilar, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Ao todo, serão visitados 1.126 domicílios na Capital, com a previsão de um total de 3.827 pessoas entrevistadas.
“Buscamos entender, entre outras coisas, como o vírus se comporta e se a doença se desenvolveu de forma diferente em cada região do país. Mas lembramos que, embora a participação no estudo seja voluntária, é uma oportunidade única de contribuir com a ciência, e os selecionados terão acesso ao resultado do exame e às conclusões da pesquisa”, reforçou a apoiadora do MS.
Ela reforça ainda que a equipe de campo será facilmente reconhecida pela população, pois estará identificada com camisa e boné com a logomarca do estudo, além de crachá.
De acordo com o cronograma de atividades, a PrevCov será realizada em Alagoas até 08 de setembro. Nesta terça-feira (31), os pesquisadores irão a 31 domicílios no bairro de Ponta Verde.
Últimas notícias
Lucas Barbosa anuncia Carta de Compromissos com a Advocacia durante encontro com mais de 100 advogados em Maceió
Casal é flagrado arrombando conveniência e invadindo estabelecimentos na orla de Maceió
Vorcaro orientou operação "discreta" para voo de Jaques Wagner, diz PF
Prefeita Ubiratania Santana entrega mais duas casas pelo Programa Morar Melhor Municipal
Durante caminhada no Jacintinho, Rafael Brito destaca impacto econômico do Escola 10 e Pé-de-Meia no comércio local
Programa Qualifica Carneiros inicia terceira edição com oferta de cursos profissionalizantes
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
