Celebridades

Cantor Paulinho procurou clínica de fertilização em 2009, diz documento

Vocalista do Roupa Nova, morto no ano passado, e a mulher, Elaine Soares Bastos, no entanto, não retornaram para finalizar processo

Por R7 11/09/2021 10h10
Cantor Paulinho procurou clínica de fertilização em 2009, diz documento
Cantor Paulinho procurou clínica de fertilização em 2009, diz documento - Foto: Reprodução/Instagram

Paulinho, vocalista do Roupa Nova que morreu em dezembro do ano passado, procurou uma clínica de fertilização in vitro, em 2009. De acordo com documento obtido pela reportagem, o cantor e a mulher, Elaine Soares Bastos, foram atendidos pelo médico Luz Fernando Dale, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com queixa de infertilidade conjugal.

À época, o músico fazia uso de medicação que afetava a quantidade de espermatozoides e, por isso, a equipe médica recomendou o congelamento do material genético. "Como a amostra foi considera apta ao tratamento, foi congelado o esperma e o paciente então poderia retornar a medicação usual se assim desejasse." E completou: "Procedimento de análise e congelamento realizado em 28 de agosto de 2009".

Segundo o documento, "o projeto era de fazermos um tratamento de reprodução assistida e exames foram solicitados. Em 9 de setembro de 2009, por telefone, recebemos a informação da data menstrual para iniciarmos o procedimento, mas o casal não deu seguimento. Sendo este o último contato nosso." Com isso, a amostra segue congelada no banco de gametas da clínica.

'Quero um bebê'

Conforme o R7 antecipou, no último dia 9 de setembro, Elaine Soares Bastos, viúva de Paulinho, decidiu retomar o processo de fertilização in vitro iniciado pelo casal em 2009. De acordo com a advogada, ela ainda está na etapa de exames e, se tudo ocorrer dentro do planejado, em dois meses deve confirmar a gravidez.

A ideia de seguir com o procedimento, mesmo após a morte do cantor, veio da necessidade de ressignificar o luto e, também, de realizar um sonho antigo dos dois. "A morte dele é como se tivessem arrancado um pedaço de mim. Por isso que eu quero ter esse bebê agora, porque eu quero eternizar o meu marido na minha vida. Eu vou olhar para ele e entender que ainda tem um pedacinho do meu marido".

Rumores sobre uma possível gravidez começaram na segunda-feira (6), quando Elaine Soares fez uma publicação nas redes sociais em que mostrava uma barriga e falava que estava retomando o projeto de ter um filho. O post no Instagram, feito no dia em que o músico completaria 69 anos, não deixava claro se ela já estava ou não esperando um bebê.

"Eu perdi o meu marido no dia 14 de dezembro. Eu nunca saí do lado dele. Você sabe o que é nunca sair do lado da pessoa? Nunca! Eu perdi o meu marido e ainda tenho que enfrentar esse monte de mentira. Vai ter essa gravidez, mas ainda não tem. Ele deixou uma autorização. Eu não falei que aquela barriga era minha. Quem me conhece sabe que eu tenho tatuagem e que aquela barriga não é minha. Eu não iria fazer um papel ridículo desses", completou.