Política

ALE lamenta o falecimento do desembargador aposentado Orlando Manso

Ele foi presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) entre 1999 e 2001

Por 7Segundos 14/09/2021 09h09
ALE lamenta o falecimento do desembargador aposentado Orlando Manso
Presidente da ALE, Marcelo Victor, durante sessão - Foto: Ascom ALE

A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL) lamentou o falecimento do desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso. O magistrado, que foi presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) entre 1999 e 2001, faleceu nessa segunda-feira (13), aos 78 anos.

"Eu faço, em nome da Mesa Diretora e do Colegiado dessa Casa, o registro, com pesar, pelo falecimento do desembargador Orlando Manso, ex-presidente do Tribunal de Justiça de do TRE [Tribunal Regional Eleitoral]. Aos seus familiares e amigos, transmitimos as condolências de todos nós que integramos o parlamento do estado de Alagoas", disse o presidente da ALE, deputado Marcelo Victor.

Orlando Manso residia em Maceió e estava internado há uma semana no Hospital Arthur Ramos para tratar uma infecção urinária. O quadro se agravou para uma infecção generalizada, levando o mesmo a óbito.

Trajetória

Orlando Manso nasceu em Maceió, no dia 24 de dezembro de 1942, filho de José Cavalcanti Manso e Dagmar Monteiro Cavalcanti Manso. Graduou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, na turma de 1966.

Em 1968, iniciou sua carreira como magistrado no Poder Judiciário de Alagoas, sendo nomeado para atuar na Comarca de Igreja Nova, de 1ª entrância.

Em 1970, Manso foi removido para a Comarca de Marechal Deodoro, e em 1975, promovido por merecimento para a Comarca de Capela. Em 1978, foi promovido por merecimento para 3ª entrância, tomando posse na 14ª vara da Comarca de Maceió, em 8 de maio daquele ano.

Foi promovido por merecimento para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas em 1987. Foi Vice-Presidente do TJ, de 1995 a 1997, e Corregedor-geral da Justiça de 1997 a 1998. Em 1998, foi eleito Presidente TJ/AL, tomando posse em 1999 e permanecendo até 2001. Foi ainda Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal), onde também lecionou.

Recebeu título de Cidadão Honorário de diversos municípios, como Campo Alegre, Capela e São José da Tapera. E através dos recursos captados pelo Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (FUNJURIS), Manso empreendeu a construção de vários dos edifícios sedes das Comarcas alagoanas, como os Fóruns de Arapiraca, Paripueira, Cajueiro e do Campus Universitário da Ufal.