Vigilância Sanitária já retirou de circulação 46 toneladas de alimentos impróprios
A última ação ocorreu em uma distribuidora de laticínios na parte alta de Maceió
A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu segunda-feira (20) mais 1.600 quilos de alimentos perecíveis fora do prazo de validade. Com as últimas apreensões, a Vigilância já soma, só este ano, 46 toneladas de alimentos inadequados para o consumo retirados de circulação em estabelecimentos comerciais de Maceió.
A última ação ocorreu em distribuidora de laticínios instalada na parte alta de Maceió, onde foram recolhidos carnes bovina e de frango, queijo, presunto e outros alimentos vencidos ou em mau estado de conservação.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, informa que proprietários e trabalhadores dos estabelecimentos comerciais e industriais têm sido orientados sobre as condições adequadas de armazenamento, conservação e manipulação de alimentos, mas parte dos comerciantes insiste em adotar práticas inadequadas.
Quando tal conduta é flagrada pela fiscalização, os estabelecimentos recebem auto de apreensão das mercadorias e multa, variável de R$ 180 a R$ 19 mil, conforme a gravidade do caso.
“A Vigilância promove cursos de boas práticas para diversos segmentos, como avícolas, supermercados e restaurantes. Por isso, não é admissível que comerciantes de má-fé sigam expondo a saúde da população de Maceió aos riscos provenientes do consumo de alimentos estragados. Nossa principal missão é eliminar o risco sanitário”, informa o coordenador.
Vigilância Sanitária apreendeu mais 1.6 tonelada de alimentos perecíveis inadequados para consumo. Fotos: Ascom SMS
Ele explica que além das prateleiras, acessíveis aos consumidores, a fiscalização visa, principalmente, as câmaras frias, onde são armazenados os estoques de produtos perecíveis. Ainda segundo o coordenador, a população consumidora a ficar atenta, sobretudo aos alimentos que são vendidos fracionados, como carnes moídas.
“Os estabelecimentos que vendem carnes e outros produtos fracionados têm que expor a embalagem original ao lado desses alimentos, com os selos de inspeção sanitária e as informações com o lote, as datas de fabricação, embalagem e validade perfeitamente visíveis. Temos encontrado grande quantidade de carne moída e carne de sol, principalmente, em condições impróprias para o consumo”, completa Airton.
Disque Denúncia
Para contribuir com as fiscalizações, a Vigilância Sanitária de Maceió conta com um telefone de serviço, que funciona por meio do número 3312-5495. Nele, maceioenses podem solicitar inspeção de estabelecimentos irregulares no município.
Últimas notícias
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
TRE-AL suspende retirada generalizada de cartazes políticos na Ufal
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Dois acidentes na AL-220 deixam o trânsito lento em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
