Aposentados e pensionistas do INSS que não fizerem a prova de vida poderão perder benefício
Procedimento é obrigatório para evitar fraudes

O tempo para fazer a prova de vida está acabando. Idosos e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos aos prazos para não perder o benefício.
O procedimento é obrigatório para evitar fraudes. De acordo com o assessor de comunicação do INSS, Marcelo Lima, em decorrência da pandemia de coronavírus, a prova não foi obrigatória no ano passado.
Neste ano, a prova retornou no mês de junho. O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano.
Em outubro, será a vez de quem teria que fazer a comprovação em novembro e dezembro de 2020. O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba.
Segundo Marcelo, a prova é feita nas mesmas agências bancárias em que a pessoa recebe o benefício. Aqueles que não têm condições de comparecer às agências, podem fazer a prova por procurador cadastrado no INSS. As pessoas acima de 80 anos e as que têm dificuldade de andar podem agendar a prova em domicílio através do 135.
Para quem já teve habilitação junto ao Detran ou já fez o cadastro biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é possível fazer a prova por biometria facial através do aplicativo do INSS ou meu gov.br.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar vota a favor e aprova urgência da Anistia

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
