Geral

18% dos aposentados e pensionistas ainda não fizeram a prova de vida

Prazo depende do mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020

Por 7Segundos 28/09/2021 15h03
18% dos aposentados e pensionistas ainda não fizeram a prova de vida
Agência da Previdência Social; INSS - Foto: Divulgação

Em Alagoas, 18% dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não fizeram a prova de vida. Após a suspensão no ano passado por conta da pandemia, o procedimento retornou em junho deste ano.

Agora, o prazo depende do mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Ou seja, quem faria a prova de vida em setembro ou outubro do ano passado deve realizar o procedimento até a próxima quinta-feira, dia 30 de setembro.

Em outubro, será a vez de quem teria que fazer a comprovação em novembro e dezembro de 2020.​ O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba.

Entretanto, a situação pode mudar, pois, na segunda-feira (27), os senadores derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que suspendia a prova de vida para os beneficiários do INSS. O placar da votação foi de 54 a 8.

Bolsonaro havia vetado o trecho que suspendia o procedimento até o dia 31 de dezembro de 2021. Os deputados ainda precisam analisar o veto, para que seja efetivamente derrubado. O INSS em Alagoas informou que aguarda um posicionamento oficial.