Hospital da Mulher atende mais de 28 mil pacientes
Atualmente, unidade é a única no Estado que está funcionando exclusivamente para tratamento de pacientes infectados com novo coronavírus
Um hospital especializado no cuidado da saúde da mulher alagoana e materno infantil. Foi com esse intuito que o governo de Alagoas idealizou o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), inaugurado no dia 29 de setembro de 2019. A tão sonhada unidade que, após seis meses de abertura, já havia realizado quase 2 mil partos, teve que mudar de perfil assistencial após a pandemia da Covid-19 chegar a Alagoas.
Com muita demonstração de solidariedade, dedicação e humanização dos profissionais, o hospital passou pela mudança no dia 30 de março de 2020. Desde lá, os serviços voltados às gestantes de baixo risco foram transferidos para a antiga Maternidade Nossa Senhora de Fátima, também localizada no bairro Poço, em Maceió. Daí então, o HM passou a ser referência, e exclusivo, no atendimento a pacientes infectados com o novo coronavírus, e lá permaneceu, apenas, a assistência às vítimas de violência sexual. Atualmente a unidade é a única no Estado totalmente exclusiva para casos da doença de Covid-19.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o HM é considerado um marco para a história de Alagoas, visto que foi o primeiro hospital público inaugurado na capital após quase 40 anos. “O Hospital da Mulher hoje comemora dois anos desde a sua inauguração, com excelentes resultados na atenção à saúde e no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Essa unidade foi a primeira dos cinco hospitais entregues aqui em Alagoas. A primeira do Brasil a contratar doulas para integrar a equipe de assistência ao parto humanizado pelo SUS. Foram quatro décadas sem novos hospitais aqui no Estado e, logo após seis meses da entrega, tínhamos o Hospital da Mulher pronto e equipado para enfrentar uma pandemia”, enfatiza Ayres.
Desde a sua abertura, o Hospital da Mulher atendeu 28.101 pacientes, realizou 6.305 partos e recebeu 4.060 pessoas infectadas pela Covid-19. Desse total, 2.519 tiveram suas vidas salvas pelos profissionais da unidade e puderam voltar para seus lares. A unidade também realizou a transferência de 215 pacientes para outras unidades da Rede Hospitalar e 1.268 não resistiram ao vírus. Além disso, 1.116 pacientes foram atendidos na Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).
O gerente administrativo, Marcelo Casado, relembra que em apenas uma semana, a unidade foi totalmente modificada para receber os pacientes que estavam acometidos com um vírus totalmente desconhecido à época. Ele também ressalta o cuidado da equipe multidisciplinar da unidade com a criação de um espaço exclusivo para o descanso dos profissionais, que ainda trabalham incansavelmente na luta contra a doença.
“Em seis meses de funcionamento nós já tínhamos conseguido deixar o hospital bem alinhado, com as equipes engajadas, com a realização de cirurgias e aí veio a pandemia. Nós tivemos aquele susto de ter que adequá-lo para a Covid-19 em uma semana. Transformamos as enfermarias em UTIs [Unidade de Terapia Intensiva], mudamos tudo e adequamos. Mudamos nossa usina de oxigênio, que era para baixa complexidade, e tivemos que aumentar. A demanda foi muito maior”, explica Casado.
Últimas notícias
Primeira escola pública bilíngue de Maceió já apresenta resultados
Mulher que esfaqueou namorado em Maceió pede medida protetiva após ameaças da família dele
Senado aprova Plano Nacional de Educação e Marcelo Beltrão diz que desafio agora é transformar em resultado
[Vídeo] Operação Duplo Impacto prende importante membro de facção em Palmeira dos Índios
Bebê de 4 meses morre após acidente de trânsito na zona rural de Craíbas
Junqueiro avança em mobilidade com recapeamento entre Retiro e São Benedito
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
