Política

Deputado lamenta suspensão da Operação Carro-Pipa em municípios do Sertão

Decisão é do Governo Federal

Por 7Segundos 30/09/2021 10h10 - Atualizado em 30/09/2021 10h10
Deputado lamenta suspensão da Operação Carro-Pipa em municípios do Sertão
Deputado estadual Inácio Loiola - Foto: Reprodução/Internet

O deputado Inácio Loiola (PDT) lamentou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), desta quinta-feira (30), a decisão do Governo Federal que decidiu suspender a Operação Carro-Pipa em municípios do Sertão de Alagoas que estão em situação de emergência ou calamidade pública, devidamente reconhecidas pelo Poder Executivo.

"Trinta e nove prefeituras do Sertão de Alagoas receberam ontem um ofício, por parte do Exército Brasileiro, que é responsável pela Operação Carro-Pipa na região do Sertão, que a partir do dia 20 de outubro serão suspensos todos esses carros-pipas que vêm atendendo a população do nosso Sertão. A alegação é que o Ministério do Desenvolvimento Regional não tem recurso suficiente para abastecer as cidades até o final de 2021", enfatizou Loiola.

"Num momento de estiagem na região do Sertão de Alagoas, o Governo Federal não tem a sensibilidade de continuar com esse programa que vem a anos e anos no Sertão nordestino. A média de chuvas no Sertão de Alagoas este ano foi 50% menor que o ano passado. Isso é lamentável. A água é vida, água é prioridade. Infelizmente essas pessoas insensíveis que desconhecem a realidade do nosso país, da região nordestina dá esse tiro de misericórdia, onde fica sacrificada toda população sem saber quando serão retomadas as operações", completou o parlamentar.

Operação Carro-Pipa

A Operação é comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em conjunto com o Ministério da Defesa, mas a liberação de recursos fica a cargo do Ministério da Economia. Em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios brasileiros. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.