Alagoas Previdência é 1º lugar do NE e 2º do Brasil no Indicador de Situação Previdenciária
Conquista se deve à evolução nos últimos anos com a obtenção do selo Pró-Gestão
Mais uma vez o Estado de Alagoas se destaca nacionalmente na área previdenciária. A Alagoas Previdência, que administra o regime próprio de previdência dos servidores do Estado, obteve a 1ª colocação entre as previdências estaduais no Nordeste e a 2ª posição em nível nacional no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), do Ministério da Economia.
Nos níveis da classificação, a Alagoas Previdência aparece com cinco notas “A” nos requisitos Índice de Envio de Informações, Índice de Acumulação de Recursos, Classificação em Finanças e Liquidez, Índice de Cobertura Previdenciária e Classificação em Atuária.
O ISP-RPPS, divulgado em julho deste ano e que passou por alguns ajustes, é fornecido anualmente pela Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Economia.
Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com a obtenção do selo Pró-Gestão, maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuíram para a autarquia alagoana subir ao pódio. “É uma satisfação enorme ver que o nosso trabalho tem dado frutos”, destacou Moisés.
A elevação do Estado no ISP-RPPS promove mais segurança para os beneficiários, solvência e sustentabilidade. “Com resultados positivos, Alagoas continua a ser referência nacional e exemplo para os demais estados”, disse Moisés.
ISP-RPPS
O ISP-RPPS foi instituído pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia e avalia os aspectos relacionados à transparência e gestão, e a situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência.
O indicador, a partir de 2019, passou a considerar a melhoria de gestão com base no Pró-Gestão em um de seus indicadores, conjugado com maior foco na situação financeira e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
A finalidade do indicador é fornecer critérios de análise mais objetivos sobre a real situação do RPPS, possibilitando a comparação com os de outros entes da federação e dando maior visibilidade social e transparência sobre o desempenho da gestão.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
