Alfabetiza Maceió já iniciou a formação de mais de mil professores e gestores da rede de ensino
Programa da Secretaria Municipal de educação tem foco na melhoria da qualidade da alfabetização de estudantes

Sob a expectativa de alfabetizar na idade certa e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, o Alfabetiza Maceió, programa de alfabetização e letramento lançado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já iniciou a formação continuada de mais de mil profissionais da Rede Municipal de ensino, entre gestores e educadores do ensino fundamental.
De acordo com dados da Coordenadoria Geral de Centros e Núcleos, o Centro Municipal de Formação inscreveu 1.023 professores e 242 gestores das unidades de ensino nas formações. O ciclo formativo 2021 atende, inicialmente, a 24 turmas de professores e gestores, sendo 4 horas para os professores de 1° ao 3° anos e 8h para os professores do 4° e 5° anos.
“A formação destinada aos gestores educacionais teve como objetivo inicial apresentar a proposta do programa para as formações e aulas do 1º ao 5º ano e fortalecer a gestão escolar local para o foco no pedagógico”, disse a técnica pedagógica Izabel Melo, que coordena as ações formativas do Alfabetiza Maceió, pelo Centro Municipal de Formação.
Já a formação para os professores teve como foco apresentar a proposta do programa para as aulas de Língua Portuguesa e Matemática de cada etapa; ampliar os conhecimentos específicos necessários aos professores, de acordo com as demandas dos estudantes e atuar na qualificação das relações entre teoria e prática.
De acordo com Izabel Melo, o processo formativo dos profissionais da Semed deve ter impacto positivo na alfabetização dos estudantes da Rede.
“Ressalto que a formação do programa Alfabetiza Maceió tem repercutido bastante na nossa rede, tendo em vista a procura por inscrições nas turmas de 1º ao 5º ano e participação maciça no primeiro encontro. Acreditamos no aprendizado e conhecimentos que serão adquiridos durante o processo de formação, e que isso irá reverberar, significativamente, no aprendizado dos estudantes da rede”, disse.
A professora Ana Mônica Costa, da Escola Cícero Lucimar, participou da formação e destacou a importância de se ter apoio da Rede através de ações formativas como o Alfabetiza. “Ao participar da formação, eu tive a oportunidade de ver uma proposta baseada na rotina do professor, desde a chegada até a proposta de atividades para a casa. Ampliei meu conhecimento sobre a BNCC com a formação, que foi muito bem contextualizada com metodologias baseadas naquilo que já temos conhecimento. Nós, enquanto educadores, precisamos dessa rede de apoio e da valorização para que esse percurso de trabalho seja exitoso”, concluiu.
Formações seguem até 2024
Para este ano, a programação de formação de professores e gestores educacionais para melhoria na alfabetização dos estudantes deve se estender até o mês de novembro deste ano, subdividido em outras duas etapas complementares. No entanto, a formação continuada de professores alfabetizadores segue até 2024, em parceria com a Associação Bem Comum do Educar pra Valer.
Para os cursistas gestores, os encontros formativos serão retomados nos dias 4 e 5 de outubro de 2021. Já a segunda etapa da formação dos professores do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental será retomada entre os dias 6 e 21 deste mesmo mês. A terceira e última etapa da formação está prevista para acontecer no mês de novembro, com data ainda a ser definida pelos formadores da Associação Bem Comum.
De acordo com a professora Vera Pontes, coordenadora Geral de Centros e Núcleos, a partir de 2022, o programa Alfabetiza Maceió contará com um grupo de formadores da própria Rede. “Elaboramos um edital para selecionar formadores, pedagogos e especialistas em Língua Portuguesa e Matemática, para seguir com a excelência dos ciclos formativos em alfabetização”, ressaltou.
Últimas notícias
Secretarias de Traipu recebem capacitação do IMA para Cadastro Ambiental Rural
Em três meses, Maceió e região registram mais de dois mil casos de violência contra mulher

Suspeito de abusar sexualmente de enteada de 12 anos é preso em Maceió

Rafael Brito defende a importância de tratar sobre saúde mental nas escolas

Cotado como líder de JHC na Câmara, Samyr Malta nega que tenha recebido convite do prefeito

Entenda os principais pontos do projeto de lei que autoriza o porte de arma para advogados
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
