Acidentes

Alagoas recebe mais 42.120 doses de vacinas nesta sexta-feira (8)

Nova remessa do imunizante Pfizer foi enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde

Por Agência Alagoas 08/10/2021 12h12
Alagoas recebe mais 42.120 doses de vacinas nesta sexta-feira (8)
Vacina Pfizer contra a covid-19 - Foto: Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta sexta-feira (8), nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez o Ministério da Saúde (MS) enviou 42.120 doses do imunizante Pfizer, cujo desembarque ocorreu às 2h40, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

As doses tiveram a temperatura aferida, foram contabilizadas e armazenadas na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau. A retirada das vacinas, por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] . Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail [email protected] .

Avanço - O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, chama a atenção para o fechamento do primeiro ciclo vacinal e para a dose de reforço. “A gente precisa tomar as duas doses da vacina para que a imunização seja completa. Além disso, os idosos, os profissionais de saúde e os imunossuprimidos tomam, ainda, a dose de reforço e a adicional. Fiquem atentos ao calendário para a segunda dose e para a dose de reforço”, recomendou o gestor.

Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 4.357.435 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o PNI em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.907.212 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 3.338.696 doses. Deste total, 2.112.200 pessoas tomaram a primeira dose (D1), 1.207.383 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 19.113 foram vacinadas com as doses adicionais e de reforço.