A um ano das eleições, propagandas políticas crescem nas ruas; veja o que é permitido e proibido
Peças publicitárias vão da apresentação de projetos até a simples mensagens com frases de efeito em datas comemorativas

Mesmo faltando mais de um ano para as eleições, as campanhas publicitárias de possíveis candidatos já foram iniciadas e já estão tomando as ruas de todo o Estado. Apesar de a Justiça Eleitoral impor regras como a proibição da propaganda eleitoral antecipada, é possível perceber que grande parte não mostra interesse em cumprir as normas.
Políticos com e sem mandato estão explorando as mídias exteriores como forma de ganhar mais viabilidade e chamar a atenção dos eleitores.
As peças publicitárias vão da apresentação de projetos até a simples mensagens com frases de efeito em datas comemorativas.
Para quem pensava que as redes sociais seriam os meios mais atrativos para a propaganda política e social, se enganou. Os tradicionais outdoors voltaram a serem usados, aquecendo o mercado do setor.
Os rostos de políticos também são vistos constantemente em busdoor/backbus, que são as mídias na traseira de ônibus. Em Maceió, por exemplo, as duas formas de propaganda estão sendo bem exploradas pelo mercado do voto.
Outro fator que merece destaque, é o fato de grande parte de possíveis candidatos não estarem demonstrando preocupação com a propaganda eleitoral antecipada, que pode, inclusive, implicar em penalidades aos que extrapolarem os limites impostos pela Justiça Eleitoral.
Algumas regras previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 precisam serem observadas com atenção.
Veja, abaixo, o que é permitido ou proibido:
É permitido
Antes do período oficial de propaganda eleitoral, é permitido debater e discutir políticas públicas ligadas à saúde, segurança, economia e ao meio ambiente. Também não é considerada campanha eleitoral antecipada viajar, participar de homenagens e eventos, bem como publicar fotos e vídeos nos perfis das redes sociais.
É proibido
Por outro lado, é proibido por lei declarar candidatura antes da hora e fazer qualquer pedido de voto de forma explícita ou implícita. O uso de outdoors para exaltar qualidades pessoais de possíveis candidatos também não é permitido, e essa regra vale tanto no período eleitoral quanto fora dele.
Últimas notícias

Reconciliação impossível? Zé Felipe toma atitude radical após fim com Virgínia

Lula sanciona lei que combate 'adultização' de crianças na internet

Corpo encontrado em Tesla do cantor D4vd era de garota de 15 anos, diz polícia

Casal faz bebê de 'mochila' em garupa de moto em SC e cena causa revolta na web

Caminhão carregado com água mineral capota no bairro do Jacintinho, em Maceió

Concurso vai eleger o melhor pão francês de Alagoas; saiba como participar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
