Alagoas

Caminhoneiros em Alagoas são os que menos apoiam paralisação

A greve está marcada para o dia 1º de novembro, próxima segunda-feira (25)

Por 7Segundos com Valor Econômico 25/10/2021 16h04 - Atualizado em 25/10/2021 16h04
Caminhoneiros em Alagoas são os que menos apoiam paralisação
Caminhoneiros - Foto: Reprodução/Web

Os caminhoneiros em Alagoas são os que menos apoiam a paralisação da categoria. A informação foi obtida após a realização de uma pesquisa da Fretebras, uma plataforma de fretes, que ouviu 2.023 profissionais da base de dados. A greve está marcada para o dia 1º de novembro, próxima segunda-feira.

O estado não teve a porcentagem exata divulgada pelo levantamento. Entretanto, a média nacional foi de 59%. Para a pesquisa, os caminhoneiros responderam um questionário online de forma anônima. A consulta foi feita no dia 21 de outubro.

Dos motoristas consultados, 54% pretendem efetivamente interromper suas atividades na data. O número de apoiadores da paralisação é quatro pontos percentuais menor do que o registrado antes das paralisações convocadas para o dia 8 de setembro, que era de 63%.

Porém, nesse caso, os que têm intenção de parar são bem mais numerosos que o número apurado em setembro. Na ocasião, os que disseram estar dispostos a aderir à greve somavam 43%.

Dos Estados do Nordeste em que os apoiadores da greve são maioria, destacam-se o Ceará, com 65% dos caminhoneiros favoráveis ao movimento, e Pernambuco, com 61%. Na Bahia, 60% dos motoristas declararam que vão deixar de trabalhar em 1º de novembro e, na Paraíba, a fatia foi de 53%.

Números por região

No Nordeste, 61% dos caminhoneiros ouvidos afirmam que vão parar suas atividades, no Norte, 56%, e no Sudeste, 55%. Já no Centro-Oeste, 55% afirmam que não vão participar das paralisações. Na região Sul, as opiniões estão divididas: 51% afirmam que não vão aderir e 49% dizem que participarão.