Segurança

Secretário confirma implementação do Ronda no Bairro em Rio largo e bairros de Maceió

Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes também serão cobertos pelo programa

Por 7Segundos 27/10/2021 11h11
Secretário confirma implementação do Ronda no Bairro em Rio largo e bairros de Maceió
Policiamento acontecerá em outras localidades - Foto: Ascom Ronda no Bairro

O Secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, confirmou a implantação do programa Ronda no Bairro em Rio Largo e nos bairros do Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes, em Maceió.

A confirmação desses projetos foi feita durante uma entrevista para o programa Antena Tarde, da Rede Antena 7, realizada na tarde desta terça-feira (26).

Na ocasião, Kelmann Vieira garantiu que o governador Renan Filho (MDB) já está agendando uma data para a inauguração do programa nessas localidades e pediu celeridade à Secretaria De Prevenção A Violência (Seprev).

“A gente já tem feito esse estudo, para o município de Arapiraca, para o município de Rio Largo, e agora o Ronda do Benedito Bentes já está com a equipe treinada, já vai ser inaugurado. O governador está agendando a data e já determinou que a secretaria acelere toda essa questão do planejamento porque vai ser lançado o Ronda no Bairro de Arapiraca e o Ronda no Bairro de Rio Largo e também o território do Tabuleiro, são esses os territórios que já estão certos”, disse.

Por conta da popularidade do programa, outros municípios do estado também estariam cobrando ao governo a sua implementação em suas regiões. Contudo, conforme explicou o secretário, um estudo prévio precisa ser feito para a sua implementação.

“Logicamente que quando um programa da tão certo, os gestores municipais, eles buscam do governo do estado um apoio para que levem esses programas para aos seus municípios. Quase todo o estado de Alagoas tem cobrado do governador a implantação do Ronda no Bairro em suas regiões”, explicou.

Contudo, apesar de haver uma demanda, Kelmann Vieira explicou ser necessário fazer um planejamento prévio. De acordo com o gestor, não faltam recursos, porém por se tratar de um programa voluntário, há um déficit de profissionais capacitados para trabalhar no programa.

“Quando a gente vai implantar, tem todo um estudo, apesar de ter um investimento, muita das vezes a gente não tem a polícia. A gente tem todo um estudo, a gente quando implanta tem que implantar com um número mínimo de equipe”, comentou.

Neste momento, somente quatro novas regiões serão contempladas pelo Ronda no Bairro em Alagoas, com a sua data de inauguração a ser anunciada. Para acompanhar a entrevista na íntegra, acesse o site da Rede Antena 7.