Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local
A manifestação seguirá durante o dia

Na manhã desta quarta-feira (03), os comerciantes do Centro de Maceió iniciaram um protesto exigindo o reordenamento do local. A manifestação seguirá durante o dia.
A presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, ressaltou que o ato não é contra os ambulantes e sim um pedido ao Poder Público que cuidado do ordenamento do Centro, além de buscar fortalecer o setor. O protesto também é contra o projeto de Lei (PL), que tramita na Câmara de Maceió, denominado Faixa-Amarela.
Segundo a presidente, com a pandemia o comércio informal cresceu e a Prefeitura de Maceió se eximiu da responsabilidade de cuidar e organizar o centro da cidade.
O Presidente da Associação dos Camelôs, Rosivaldo Moura, afirmou que falta uma responsabilidade da gestão municipal em catalogar a quantidade de ambulantes, visto que o número de comerciantes do tipo só aumenta a cada dia e que não há um limite.
Além disso, Rosivaldo disse que a PL não é detalhada e deixa incertezas de onde os camelôs irão ficar. O Presidente ressalta a importância do protesto pela busca de qualidade do local trabalho dos comerciantes informais.
Os protestantes de todo setor produtivo foram de preto representando o luto que os trabalhadores estão sentindo em relação como estão sendo tratados pelas autoridades políticas.
Sobre o projeto
De autoria do vereador delegado Fábio Costa, o objetivo do PL é legalizar e dar dignidade para tantas famílias que tiram o seu sustento do comércio informal. A ideia é demarcar as áreas em que os ambulantes podem atuar, evitando assim acidentes e dando mais comodidade para pedestres e comerciantes.
"A Faixa Amarela vai dar dignidade para os comerciantes informais em vias públicas de Maceió e levar organização para essa atividade, além de proporcionar mais segurança aos trabalhadores e clientes. Pessoas mal intencionadas não terão espaço para se infiltrar entre aqueles que trabalham de maneira honrada para levar o sustento para suas famílias.É urgente reconhecer o trabalho dessas pessoas e levar harmonia entre os lojistas, ambulantes e pedestres, garantindo a segurança e dignidade de todos", diz outro trecho da nota.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
