Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local
A manifestação seguirá durante o dia
Na manhã desta quarta-feira (03), os comerciantes do Centro de Maceió iniciaram um protesto exigindo o reordenamento do local. A manifestação seguirá durante o dia.
A presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, ressaltou que o ato não é contra os ambulantes e sim um pedido ao Poder Público que cuidado do ordenamento do Centro, além de buscar fortalecer o setor. O protesto também é contra o projeto de Lei (PL), que tramita na Câmara de Maceió, denominado Faixa-Amarela.
Segundo a presidente, com a pandemia o comércio informal cresceu e a Prefeitura de Maceió se eximiu da responsabilidade de cuidar e organizar o centro da cidade.
O Presidente da Associação dos Camelôs, Rosivaldo Moura, afirmou que falta uma responsabilidade da gestão municipal em catalogar a quantidade de ambulantes, visto que o número de comerciantes do tipo só aumenta a cada dia e que não há um limite.
Além disso, Rosivaldo disse que a PL não é detalhada e deixa incertezas de onde os camelôs irão ficar. O Presidente ressalta a importância do protesto pela busca de qualidade do local trabalho dos comerciantes informais.
Os protestantes de todo setor produtivo foram de preto representando o luto que os trabalhadores estão sentindo em relação como estão sendo tratados pelas autoridades políticas.
Sobre o projeto
De autoria do vereador delegado Fábio Costa, o objetivo do PL é legalizar e dar dignidade para tantas famílias que tiram o seu sustento do comércio informal. A ideia é demarcar as áreas em que os ambulantes podem atuar, evitando assim acidentes e dando mais comodidade para pedestres e comerciantes.
"A Faixa Amarela vai dar dignidade para os comerciantes informais em vias públicas de Maceió e levar organização para essa atividade, além de proporcionar mais segurança aos trabalhadores e clientes. Pessoas mal intencionadas não terão espaço para se infiltrar entre aqueles que trabalham de maneira honrada para levar o sustento para suas famílias.É urgente reconhecer o trabalho dessas pessoas e levar harmonia entre os lojistas, ambulantes e pedestres, garantindo a segurança e dignidade de todos", diz outro trecho da nota.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
