Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local
A manifestação seguirá durante o dia
Na manhã desta quarta-feira (03), os comerciantes do Centro de Maceió iniciaram um protesto exigindo o reordenamento do local. A manifestação seguirá durante o dia.
A presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, ressaltou que o ato não é contra os ambulantes e sim um pedido ao Poder Público que cuidado do ordenamento do Centro, além de buscar fortalecer o setor. O protesto também é contra o projeto de Lei (PL), que tramita na Câmara de Maceió, denominado Faixa-Amarela.
Segundo a presidente, com a pandemia o comércio informal cresceu e a Prefeitura de Maceió se eximiu da responsabilidade de cuidar e organizar o centro da cidade.
O Presidente da Associação dos Camelôs, Rosivaldo Moura, afirmou que falta uma responsabilidade da gestão municipal em catalogar a quantidade de ambulantes, visto que o número de comerciantes do tipo só aumenta a cada dia e que não há um limite.
Além disso, Rosivaldo disse que a PL não é detalhada e deixa incertezas de onde os camelôs irão ficar. O Presidente ressalta a importância do protesto pela busca de qualidade do local trabalho dos comerciantes informais.
Os protestantes de todo setor produtivo foram de preto representando o luto que os trabalhadores estão sentindo em relação como estão sendo tratados pelas autoridades políticas.
Sobre o projeto
De autoria do vereador delegado Fábio Costa, o objetivo do PL é legalizar e dar dignidade para tantas famílias que tiram o seu sustento do comércio informal. A ideia é demarcar as áreas em que os ambulantes podem atuar, evitando assim acidentes e dando mais comodidade para pedestres e comerciantes.
"A Faixa Amarela vai dar dignidade para os comerciantes informais em vias públicas de Maceió e levar organização para essa atividade, além de proporcionar mais segurança aos trabalhadores e clientes. Pessoas mal intencionadas não terão espaço para se infiltrar entre aqueles que trabalham de maneira honrada para levar o sustento para suas famílias.É urgente reconhecer o trabalho dessas pessoas e levar harmonia entre os lojistas, ambulantes e pedestres, garantindo a segurança e dignidade de todos", diz outro trecho da nota.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
