Comerciantes do Centro de Maceió fazem protesto exigindo reordenação do local
A manifestação seguirá durante o dia
Na manhã desta quarta-feira (03), os comerciantes do Centro de Maceió iniciaram um protesto exigindo o reordenamento do local. A manifestação seguirá durante o dia.
A presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, ressaltou que o ato não é contra os ambulantes e sim um pedido ao Poder Público que cuidado do ordenamento do Centro, além de buscar fortalecer o setor. O protesto também é contra o projeto de Lei (PL), que tramita na Câmara de Maceió, denominado Faixa-Amarela.
Segundo a presidente, com a pandemia o comércio informal cresceu e a Prefeitura de Maceió se eximiu da responsabilidade de cuidar e organizar o centro da cidade.
O Presidente da Associação dos Camelôs, Rosivaldo Moura, afirmou que falta uma responsabilidade da gestão municipal em catalogar a quantidade de ambulantes, visto que o número de comerciantes do tipo só aumenta a cada dia e que não há um limite.
Além disso, Rosivaldo disse que a PL não é detalhada e deixa incertezas de onde os camelôs irão ficar. O Presidente ressalta a importância do protesto pela busca de qualidade do local trabalho dos comerciantes informais.
Os protestantes de todo setor produtivo foram de preto representando o luto que os trabalhadores estão sentindo em relação como estão sendo tratados pelas autoridades políticas.
Sobre o projeto
De autoria do vereador delegado Fábio Costa, o objetivo do PL é legalizar e dar dignidade para tantas famílias que tiram o seu sustento do comércio informal. A ideia é demarcar as áreas em que os ambulantes podem atuar, evitando assim acidentes e dando mais comodidade para pedestres e comerciantes.
"A Faixa Amarela vai dar dignidade para os comerciantes informais em vias públicas de Maceió e levar organização para essa atividade, além de proporcionar mais segurança aos trabalhadores e clientes. Pessoas mal intencionadas não terão espaço para se infiltrar entre aqueles que trabalham de maneira honrada para levar o sustento para suas famílias.É urgente reconhecer o trabalho dessas pessoas e levar harmonia entre os lojistas, ambulantes e pedestres, garantindo a segurança e dignidade de todos", diz outro trecho da nota.
Últimas notícias
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Anvisa investiga 13 notificações de doença que causa perda de visão associadas a canetas emagrecedoras
Flávio Bolsonaro e Alfredo Gaspar mobilizam multidão na reta final das eleições e apostam na vitória no 1° turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
