Governo do Estado transfere sede para Marechal Deodoro e lança nova UPA
Representando o governador Renan Filho, o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, participou das solenidades deste 15 de novembro na primeira capital de Alagoas
Em comemoração à Proclamação da República, nesta segunda-feira, 15 de novembro, o Governo do Estado transferiu novamente sua sede administrativa para a primeira capital de Alagoas, Marechal Deodoro. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, representou o governador Renan Filho na solenidade, onde lançou, ao lado do prefeito do município, Cacau Ayres, a pedra fundamental da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que será erguida pelo Governo de Alagoas.
De acordo com o secretário da Saúde, a nova UPA faz parte do conjunto de investimentos para desafogar o maior hospital de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE). “A UPA é a principal porta de entrada, é a principal porta de urgência. Temos investido fortemente em UPAs em Maceió e na Região Metropolitana. No planejamento da Secretaria de Saúde de Alagoas, a gente decidiu trazer mais esse investimento, que será construído dentro do prazo de cinco meses aqui na cidade de Marechal Deodoro”, disse.
Entre os festejos, no Palácio Provincial as autoridades homenagearam o Marechal Deodoro da Fonseca ao depositar uma coroa de flores na estátua do proclamador da República. Após o hasteamento dos Pavilhões ao som do Hino Nacional executado pelas filarmônicas da cidade, foi assinado o Convênio de Municipalização da via AL- 215 e, em cortejo, a comitiva seguiu até o Museu Casa de Marechal Deodoro, onde estão objetos pessoais, fotografias e móveis da família Fonseca. Também houve a assinatura das ordens de serviço para a Revitalização do Jardim do Carmo e para revitalização e melhorias habitacionais no Povoado Pedras.
Para Alexandre Ayres, a transferência do Governo do Estado para Marechal Deodoro reforça a importância da cidade no contexto histórico e socioeconômico de Alagoas. “Hoje é um dia muito importante e de muita reflexão. Nós vivemos um momento conturbado no Brasil e hoje, Dia da Proclamação da República, nós precisamos valorizar cada vez mais fortemente a nossa democracia. Hoje nós trazemos, em parceria com o prefeito Cacau, mais investimentos para essa região”, afirmou.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cacau, ressaltou que os festejos da data fortalecem a cultura na cidade. “Nós fomos a primeira capital de Alagoas, então nada mais justo que neste dia, 15 de novembro, Marechal volte a ser a capital. O Governo do Estado transfere a sede para Marechal Deodoro, com despachos e ações praticados pelo Governo, hoje representado pelo secretário Alexandre Ayres. Isso é motivo de muito orgulho para nós deodorenses”, destacou.
História - O primeiro presidente do Brasil, Manuel Deodoro da Fonseca, nasceu em 5 de agosto de 1827 na cidade de Marechal Deodoro, que foi fundada em 5 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma.
Em 12 de abril de 1636, a Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817, passou a ser a primeira capital da província das Alagoas e em 8 de março de 1823 foi elevada à categoria de cidade.
O município foi criado em 9 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao militar alagoano que se tornou o primeiro presidente da República do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, a cidade - detentora de um belo conjunto arquitetônico - foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
