Vereador que cobra transparência da Prefeitura responde processo por compra de voto
Processo contra João Catunda tramita na 2ª Zona Eleitoral, segundo assessoria do TRE/AL

Eleito com 3.768 votos, o vereador João Catunda (PSD) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Maceió (CMM) para pedir mais transparência da Prefeitura ao denunciar, sem provas, uma suposta folha secreta na secretaria municipal de Saúde. No entanto, o parlamentar pode está com os dias contados na Casa de Mário Guimarães. Ele é acusado por compra de votos durante as eleições de 2020 e corre o risco de ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.
Em 15 de novembro de 2020, um cabo eleitoral de Catunda foi preso em flagrante pelas polícias Civil e Militar, através de denúncia anônima. O homem, de identidade não revelada, portava uma quantia de R$ 4 mil em dinheiro e uma lista com nomes e números de títulos eleitorais de diversos eleitores junto com o material de campanha do então candidato a vereador.
De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) o processo contra João Catunda corre na 2ª Zona Eleitoral e aguarda informações que foram solicitadas à Polícia Federal (PF). Os detalhes sobre a tramitação não foram disponibilizadas por que o processo está em segredo de Justiça.
À época, em nota, a assessoria de comunicação do então candidato disse que a pessoa abordada hoje não estava a serviço de João Catunda e que este não tem conhecimento do que estava em posse dele.
Segundo a Lei 9.504/97, constitui captação de sufrágio (a popular compra de votos), "a doação, o oferecimento, a promessa, ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, de bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição." Se a irregularidade for reconhecida por sentença judicial, há a cassação do diploma e a aplicação de multa.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
