Efetividade da Coronavac é maior em idosos, apontam dados de estudo em Serrana
Proteção foi de 96,9% contra hospitalizações e mortes e 86,4% contra casos sintomáticos nesta faixa etária, segundo o Instituto Butantan
Dados do Projeto S, estudo realizado pelo Instituto Butantan no município paulista de Serrana, demonstraram alta efetividade da Coronavac em idosos, maior até que a proteção vista nas outras faixas etárias analisadas no estudo.
“Em idosos acima de 60 anos, a efetividade se mostrou semelhante à população inteira: efetividade de 86,4% para casos sintomáticos e de 96,9% contra hospitalizações e mortes, uma excelente efetividade”, disse o diretor do Hospital Estadual de Serrana, Marcos Borges, durante o primeiro dia do CoronaVac Symposium, evento online que discute dados e evidências sobre a CoronaVac com especialistas de diversos países.
A efetividade da Coronavac no município, analisando também as outras faixas etárias, foi de 80,5% em casos sintomáticos e 95% contra hospitalizações e mortes, comparando não vacinados e vacinados. Segundo o Instituto, isso comprova que a proteção em idosos foi ainda superior e contribuiu para a imunidade coletiva contra a Covid-19 no município.
“Apesar de estes dados também permitirem uma imunização indireta, quanto mais pessoas forem vacinadas, melhor o efeito que a gente vai obter”, completou Marcos.
Em sua primeira etapa, o Projeto S vacinou 27 mil pessoas de Serrana com duas doses de Coronavac em um intervalo de 28 dias. No total, completaram o esquema vacinal 81,3% da população adulta e 60,9% da população urbana de Serrana, o equivalente a cerca de 27 mil pessoas. Deste número, 16% eram idosos com mais de 60 anos.
De acordo com o Butantan, a imunização mostrou-se eficaz para conter a transmissão e controlar a pandemia, mesmo com cerca de 10 mil moradores trabalhando na cidade de Ribeirão Preto, onde, no mesmo período, havia uma alta de casos.
Últimas notícias
Moraes manda governo do RJ enviar à PF imagens de Operação Contenção
Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
Exportações aos EUA caem 25,5% em janeiro, mas vendas à China sobem
PGR envia ao Supremo parecer favorável à pejotização do trabalho
Bloco Poça Tênis promete animar Major Izidoro com apoio da Prefeitura
[Vídeo] Imagens mostram destruição em apartamento atingido por fogo na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
