Geral

Após morte de jovem em UPA, hospital particular emite nota de esclarecimento

A jovem de 17 anos teria ingerido uma grande quantidade de medicamentos

Por 7Segundos 08/12/2021 18h06
Após morte de jovem em UPA, hospital particular emite nota de esclarecimento
Município de São Miguel dos Campos - Foto: Ascom

Na tarde desta quarta-feira (08), a responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Miguel dos Campos, a Santa Casa de Misericórdia do município emitiu uma nota para esclarecer as circunstâncias da morte de uma jovem, de 17 anos, que deu entrada na unidade no último sábado (03).

Segundo a unidade de saúde, todas as medidas possíveis e necessárias de assistência médica foram dadas a paciente, que ficou internada depois de, supostamente, ingerir uma grande quantidade de medicamentos. Ela foi acompanhada pelos plantonistas da UPA durante o atendimento.

Confira a nota na íntegra:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 12.737.680/0001-00, atualmente gestora do contrato firmado com a secretaria Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos, cujo objetivo é o gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nailson T. Ferreira., vem a Público esclarecer aos familiares da Paciente e a população Miguelense o que se segue:

A UPA de São Miguel dos Campos presta um serviço de extrema relevância, proporciona melhorias no acesso aos serviços de saúde, propiciando atendimento resolutivo e qualificado para a população usuária do Sistema Único de Saúde - SUS-. Legalmente foi habilitada pelo Contrato de Gestão assinado em 29 de dezembro de 2015, que tem como Contratante o Município de São Miguel dos Campos, onde vem prestando serviços de assistência à saúde a toda População Miguelense, atendendo através dos seus profissionais de saúde em regime de plantão 24 horas/7 dias semanais. Além de ser referência em atendimento de Urgência e Emergência da região no que condiz ao atendimento exclusivamente SUS com prestação de serviços médico-hospitalares, realização ainda exames complementares e de diagnósticos com resultados imediatos, a uma média de 4500 atendimentos/mês.

Ocorre que, na última segunda-feira, dia 06/12/2021, circulou nas redes sociais Vídeos com conotação denunciativa, afirmando que no último sábado, dia 04/12/2021 deu entrada na UPA São Miguel dos Campos uma paciente inspirando cuidados de urgência, em grau máximo, sugerindo ainda, sem se ater aos reais fatos, uma possível negligência na transferência para o hospital de referência da Unidade, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos. Afirmou ainda, que não houve transferência de uma unidade a outra por inexistência de Leitos de UTI naquele Hospital, vindo a paciente à Óbito no domingo dia 05/12/2021.

O que se apurou, preliminarmente, é que a paciente deu entrada às 19:26h, na UPA de São Miguel dos Campos, com perda de consciência, respondendo ao chamado, sendo imediatamente avaliada e iniciadas as condutas cabíveis, permanecendo todo o tempo em que esteve internada sob constantes cuidados e reavaliações médicas. Foram também realizados exames laboratoriais, buscando permanentemente a estabilização da paciente.

Não obstante, apesar de todos os cuidados dedicados, o grave quadro não pode ser revertido, levando a paciente a óbito na UTI da Santa Casa de São Miguel dos Campos no último Domingo 05/12/2021.

Insta lembrar, que a Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, é o único Hospital de Retaguarda da UPA São Miguel dos Campos e o único de toda a 5ª Região de Saúde, onde atendemos não só a população miguelense como outros 6 municípios vizinhos, disponível à uma população global de quase 250 mil habitantes, nos 103 últimos anos.

Reiteramos que a UPA de São Miguel dos Campos, nesses últimos 6 anos, NUNCA mediu esforços para atender de maneira satisfatória a população, sendo vigilante e atuando permanentemente com zelo, treinamentos e orientações de toda sua equipe para manter os protocolos e padrões de atendimento humanizados e de excelência.

Assim como sua filial, a Santa Casa preza não só pela melhor assistência possível a sua população como oferece um serviço de qualidade e com um nível de resolutividade que dificilmente se verifica em outros hospitais.

A Santa Casa de São Miguel e toda a equipe da UPA São Miguel dos Campos solidarizam-se com a família e amigos e a comunidade em geral por esta lamentável perda."