Cidades

Parceria com o Instituto Biota capacita garis que trabalham na orla da capital

Profissionais foram orientados a agir de forma correta, ao encontrar animais marinhos encalhados

Por Secom Maceió 28/01/2022 18h06
Parceria com o Instituto Biota capacita garis que trabalham na orla da capital
Parceria com o Instituto Biota capacita garis que trabalham na orla da capital - Foto: Secom Maceió

Durante esta sexta-feira (28), 50 garis que trabalham na limpeza da Orla Marítima de Maceió participaram de uma capacitação, ministrada por instrutores do Instituto Biota, fruto de uma parceria da entidade com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A ação teve o objetivo de capacitar estes profissionais a agir de forma correta ao encontrar animais marinhos encalhados.

A capacitação foi dirigida aos garis que operam entre as praias do Pontal da Barra até Cruz das Almas. Eles conheceram um pouco da fauna marinha da Região Costeira de Maceió e aprenderam como acionar o Instituto Biota, para atender algum caso de desencalhe, ou achado de animal marinho. Os treinamentos foram divididos em três turmas para evitar aglomerações.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, explicou a importância dos garis receberem as orientações dos especialistas.

"Assim como a maioria dos cidadãos comuns, que frequentam as praias da capital, alguns garis não sabem como reagir nessas situações. Então é importante capacitá-los, afinal, aprender algo novo é sempre bom para seguir fazendo o correto", disse.

Além das orientações, os garis puderam ver animais que, infelizmente, morreram devido a alguma ação da natureza ou do ser humano. Eles conheceram ainda ossadas de animais marinhos que foram encontradas na Orla Marítima por banhistas ou pelo Instituto Biota.

O instrutor voluntário do Instituto Biota, Magayver James, enfatizou que é essencial saber de algumas informações para que os animais possam permanecer vivos.

"Esse treinamento tem grande importância tanto para o Biota, quanto para a nossa cidade. É valioso que os garis saibam como agir, ao encontrar um animal na faixa de areia, encalhado. Entrando em contato conosco, nós iremos passar orientações para que eles mantenham o animal úmido, e assim, preservá-lo enquanto nós vamos atender o chamado", orientou.

Gari há mais de 8 anos, José Manoel, afirmou que já encontrou diversos animais marinhos enquanto fazia o seu trabalho, mas não sabia como agir. "Já vi algumas tartarugas, tanto adultas como filhotes, que infelizmente morreram antes de chegar ao mar, mas não sabia o que devia fazer. Com essas instruções, agora eu sei que devo entrar em contato com o Instituto", revelou.

Ao avistar um animal encalhado, o cidadão deve, primeiro, evitar qualquer tipo de aproximação, posteriormente, entrar em contato com o Instituto Biota através dos números (82) 99115-2944, (82) 98815-0444 ou (82) 99115-5516 e aguardar as instruções.