Obstrução de passeio público e construções irregulares são maioria das denúncias recebidas em 2021
Órgão municipal atendeu mais de 60% das ocorrências recebidas pela Ouvidoria no ano passado

O apoio da população de Maceió na resolução das irregularidades encontradas pela cidade tem sido indispensável para o trabalho da atual administração. É o que apontam os dados do setor de ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). No ano de 2021 foram recebidas 568 denúncias, das quais 62,14% das demandas foram resolvidas pelas equipes da secretaria.
Dentre as principais denúncias registradas pela Semscs estão as obstruções do passeio público (161) e as construções irregulares (146), juntas elas totalizaram 54,04% das solicitações feitas pela população. Para o diretor do Convívio Social da Semscs, Marcos André, a participação dos maceioenses é fundamental para um trabalho ainda mais efetivo.
“Quando a Ouvidoria recebe uma denúncia, ela é direcionada para o setor de fiscalização que encaminha a demanda para o fiscal ir no local analisar a solicitação. Caso seja atribuição da Semscs, realizamos a notificação e tomamos as devidas providências. Essa participação da população é muito importante, pois com as denúncias podemos identificar situações em diversos locais de Maceió e atuar de maneira mais rápida”, contou.
Com 47 denúncias recebidas por mês, o trabalho conjunto entre a Ouvidoria e o setor de fiscalização, garantiu que 353 denúncias fossem atendidas durante o ano passado. Além disso, a Ouvidoria também presta o serviço de transparência das informações.
“A Ouvidoria é um setor que funciona como um intermediário entre a população e a Semscs. Qualquer cidadão pode fazer elogios, sugestões, reivindicações e denúncias. Aqui recebemos diariamente denúncias referentes à obstrução do passeio público, invasão de área verde, construções e publicidades irregulares, e ausência de alvará de funcionamento. Além disso, na própria ouvidoria, há o recebimento diário de busca de informações, através da Lei de Acesso à Informação, realizando uma gestão transparente e permitindo amplo acesso e divulgação dos dados públicos”, explicou a coordenadora da Ouvidoria, Ana Paula Soares.
Hoje, o setor trabalha com diferentes canais de comunicação voltados para o cidadão. Além do Disque Denúncia pelo número (82) 3312-5277, a população pode entrar em contato direto com a Ouvidoria por meio do telefone (82) 3312-5289 ou acessar a página da Prefeitura de Maceió no link http://www2.ouvidoria.maceio.al.gov.br/ouvidoria/faces/pages/principal.xhtml.
Quando o atendimento presencial for retomado, as denúncias podem ser feitas ainda na sede da Semscs, que fica na Rua Alexandre Passos, Jaraguá. Será disponibilizado o número de manifestação ou mesmo o número do processo administrativo para acompanhar o andamento da ocorrência.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
