Obstrução de passeio público e construções irregulares são maioria das denúncias recebidas em 2021
Órgão municipal atendeu mais de 60% das ocorrências recebidas pela Ouvidoria no ano passado
O apoio da população de Maceió na resolução das irregularidades encontradas pela cidade tem sido indispensável para o trabalho da atual administração. É o que apontam os dados do setor de ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). No ano de 2021 foram recebidas 568 denúncias, das quais 62,14% das demandas foram resolvidas pelas equipes da secretaria.
Dentre as principais denúncias registradas pela Semscs estão as obstruções do passeio público (161) e as construções irregulares (146), juntas elas totalizaram 54,04% das solicitações feitas pela população. Para o diretor do Convívio Social da Semscs, Marcos André, a participação dos maceioenses é fundamental para um trabalho ainda mais efetivo.
“Quando a Ouvidoria recebe uma denúncia, ela é direcionada para o setor de fiscalização que encaminha a demanda para o fiscal ir no local analisar a solicitação. Caso seja atribuição da Semscs, realizamos a notificação e tomamos as devidas providências. Essa participação da população é muito importante, pois com as denúncias podemos identificar situações em diversos locais de Maceió e atuar de maneira mais rápida”, contou.
Com 47 denúncias recebidas por mês, o trabalho conjunto entre a Ouvidoria e o setor de fiscalização, garantiu que 353 denúncias fossem atendidas durante o ano passado. Além disso, a Ouvidoria também presta o serviço de transparência das informações.
“A Ouvidoria é um setor que funciona como um intermediário entre a população e a Semscs. Qualquer cidadão pode fazer elogios, sugestões, reivindicações e denúncias. Aqui recebemos diariamente denúncias referentes à obstrução do passeio público, invasão de área verde, construções e publicidades irregulares, e ausência de alvará de funcionamento. Além disso, na própria ouvidoria, há o recebimento diário de busca de informações, através da Lei de Acesso à Informação, realizando uma gestão transparente e permitindo amplo acesso e divulgação dos dados públicos”, explicou a coordenadora da Ouvidoria, Ana Paula Soares.
Hoje, o setor trabalha com diferentes canais de comunicação voltados para o cidadão. Além do Disque Denúncia pelo número (82) 3312-5277, a população pode entrar em contato direto com a Ouvidoria por meio do telefone (82) 3312-5289 ou acessar a página da Prefeitura de Maceió no link http://www2.ouvidoria.maceio.al.gov.br/ouvidoria/faces/pages/principal.xhtml.
Quando o atendimento presencial for retomado, as denúncias podem ser feitas ainda na sede da Semscs, que fica na Rua Alexandre Passos, Jaraguá. Será disponibilizado o número de manifestação ou mesmo o número do processo administrativo para acompanhar o andamento da ocorrência.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
