Judiciário já encaminhou 1.601 mulheres para proteção da Patrulha Maria da Penha
Atualmente, 596 vítimas de violência doméstica são assistidas pelas equipes da PM, em Maceió e Arapiraca
O Poder Judiciário de Alagoas já encaminhou 1.601 mulheres para serem acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, em Maceió e Arapiraca. Atualmente, 596 vítimas de violência doméstica estão sendo assistidas pelas equipes da Polícia Militar, nas duas cidades.
As patrulhas são responsáveis por fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas pela Justiça às vítimas de violência doméstica. Desde 2018, quando o grupamento da Capital foi criado, não houve nenhum caso de feminicídio ou reincidência de violência contra as mulheres assistidas pela PM.
"O resultado do trabalho realizado pela patrulha é positivo. Temos ajudado várias famílias e, especialmente, as mulheres vítimas de violência", afirmou a Capitã Adriana, que coordena o grupamento em Arapiraca.
Criada em agosto de 2020, a patrulha de Arapiraca conta, atualmente, com uma viatura e 15 policiais militares. A sala da equipe funciona no Juizado da Mulher da Comarca, o que dá mais celeridade aos trabalhos.
Já a patrulha que atua em Maceió surgiu em abril de 2018, sendo composta por 40 PMs e tendo cinco viaturas caracterizadas. Ambas as equipes atuam 24 horas por dia.
Para o juiz Alexandre Machado, titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, a Patrulha Maria da Penha tem feito um importante trabalho, em parceria com o Poder Judiciário. "Ela tem feito um trabalho excepcional no monitoramento das medidas protetivas concedidas. Tem dado mais proteção e segurança às mulheres vítimas de violência", destacou.
Ainda segundo o magistrado, os policiais também têm auxiliado promovendo uma maior conscientização na sociedade sobre a importância do combate a esse tipo de crime. "Esse serviço é um marco de efetivação de políticas públicas de melhor proteção e atendimento a mulheres em situação de violência doméstica", reforçou.
Últimas notícias
Paulo Dantas pede intervenção de Lula para pacificar demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Alagoano Aldo Rebelo detalha plano de governo para enfrentar Lula em 2026
[Vídeo] Caminhão tomba na BR-101 e carga de frutas é saqueada em Colônia Leopoldina
Prefeitura promove espetáculo musical com a banda Cazuadinha e companhia Ormusy, no Bosque das Arapiracas
Aldo Rebelo aceita convite de João Caldas para disputar a Presidência da República em 2026
Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam fim do relacionamento após cinco anos: 'Final feliz'
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
