Saúde

Hospital da Mulher em Maceió realizou mais de 13 mil atendimentos em 2021, diz relatório

Maior parte dos atendimentos foram partos, que compões mais de 10 mil dos serviços registrados

Por Ascom Sesau 16/02/2022 16h04
Hospital da Mulher em Maceió realizou mais de 13 mil atendimentos em 2021, diz relatório
Alexandre Ayres fala durante solenidade no hospital - Foto: Thiago Duarte

O Hospital da Mulher (HM) Drª Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, em Maceió, que integra a Rede Hospitalar do Governo do Estado, realizou 13. 934 mil atendimentos e 3.796 procedimentos cirúrgicos no ano de 2021. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16), durante solenidade realizada no auditório da unidade hospitalar, onde foi apresentado o Relatório de Gestão 2021.

Nesse período, o Hospital da Mulher realizou 10.481 partos e acolheu 2.828 pacientes acometidos pela Covid-19. Além disso, 625 pessoas foram atendidas na Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS). No hospital também foram realizados 8.600 exames por imagem.

Durante a solenidade para apresentação do Relatório de Gestão do HM, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, agradeceu ao empenho de todos os profissionais em continuar trabalhando e suprindo o vazio assistencial do Estado na área da saúde. “A principal mensagem que eu deixo para vocês hoje é que precisamos seguir em frente com a saúde pública de Alagoas, que precisamos continuar trabalhando para que a saúde continue se modificando e aí, lá na frente, quando os nossos ciclos acabarem, vamos olhar para trás e saberemos que nós fizemos parte dessa mudança tão importante”, enfatizou.

Histórico

Inaugurado em 29 de setembro de 2019, o HM mudou seu perfil assistencial no dia 30 de março de 2020 e passou a atender pacientes que necessitavam de internação com diagnóstico positivo para o novo coronavírus. A mudança no atendimento fez parte do processo emergencial de remodelagem da Rede Hospitalar de Alagoas, na capital e interior do Estado, visando disponibilizar mais leitos de retaguarda e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos casos da Covid-19.

Já os serviços voltados às gestantes de risco habitual foram migrados para a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, no Centro. Mas, com a redução significativa do números de casos e mortes pela Covid- 19 no Estado, os serviços de maternidade retornaram ao HM no dia 20 de dezembro de 2021.

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formado por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. O Hospital da Mulher foi o primeiro no Brasil a oferecer doulas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), a Área Lilás, do HM proporciona o atendimento integrado da saúde, juntamente com a segurança pública, visando assistir vítimas de violência sexual de forma acolhedora, rápida e eficaz. O espaço conta com uma equipe multiprofissional capacitada para realizar o atendimento humanizado, por meio de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, ginecologistas, pediatras, médicos peritos e policiais civis, promovendo a assistência integral no mesmo local.