Profissional da saúde relata importância do transporte coletivo para sua formação
Iniciativas como o Vamu facilitam a realização de sonhos e projetos de vida

Uma história de vida contada pelos trajetos feitos pelo transporte público de Maceió. Os itinerários dos ônibus levaram Rafaella Farias para a conquista do ensino superior e também despertou o interesse da jovem em registrar momentos marcantes nos veículos que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).
Ao longo da vida, os percursos feitos nos coletivos foram marcados pela amizade construída com outros passageiros, também com motoristas e cobradores, inclusive já evitou perder o local de descida porque contou com a ajuda de um cobrador que a acordou a tempo.
Dois momentos especiais da jovem foram festejados dentro dos ônibus. Um deles foi uma festa de aniversário, organizada com direito a todos os itens de uma festa convencional, bolo, balões e os convidados que embarcavam na linha João Sampaio/Trapiche que a levava a jovem com destino a faculdade de Terapia Ocupacional na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
"Levamos o som, dançamos e assim foi feito. Logo após os parabéns, todos receberam seu pedacinho de amor [bolo com salgados, doces e refrigerante], alguns comeram dentro do coletivo e outros levaram para o trabalho dizendo que seria seu lanche”, lembrou Rafaela.
A rotina para conciliar faculdade, estágios e a vida pessoal foi marcada por embarques e desembarques. Na conclusão do curso superior, a decisão pelo local do ensaio foi por fotos nos ônibus da Capital. Segundo a profissional, uma forma de agradecer a todos que marcaram sua vida dentro do transporte coletivo.
Como momento marcante para conclusão do curso superior, Rafaela destaca a política pública do Passe Livre Estudantil, um benefício instituído pelo prefeito de Maceió, JHC, como um programa de valorização do ensino e para proporcionar qualidade de vida para os estudantes.
"Eu acho maravilhoso e acredito ser a solução para os problemas de diversos estudantes, seja de nível superior, fundamental ou médio, pois a passagem, embora fosse ‘meia passagem’ ainda sim, eram custos financeiros e isso para uma família que já tem despesas básicas e que recebe um salário básico ou que não tem salário fixo, acabava sendo limitante”, explica a hoje, profissional.
Por diversas vezes, conta Rafaela, colegas de faculdade deixaram de ir as aulas por não terem o dinheiro do transporte.
“Eu inclusive já pedi para uma amiga minha pagar minha passagem, pois meus créditos do mês haviam acabado. E para muitas famílias, o dinheiro que seria utilizado para realizar a recarga do vale transporte, acaba sendo investido em outras coisas pessoais ou familiares”, testemunha a usuária.
O prefeito JHC considera essa decisão em facilitar o acesso de todos ao transporte público como um dos marcos da sua gestão. Um compromisso do Município para garantir o acesso ao ensino para os maceioenses que necessitam do transporte público em busca da formação.
"O Passe Livre faz parte de um compromisso firmado com os cidadãos. Para isso, a Prefeitura tem trabalhado bastante para elaborar iniciativas para cuidar e trazer oportunidade para os estudantes. Fiquei emocionado quando vi a foto de Rafaela nas redes sociais contando que o Passe Livre fez parte da sua trajetória, como gestor a alegria de saber que estamos no caminho certo. Fortalecendo o acesso à educação”, afirmou o prefeito.
O titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, cita o quanto a boa prestação de serviços para o transporte coletivo de Maceió está como prioridade diária.
"Nossa obrigação é cobrar que as concessionárias que operam em Maceió prestem ao maceioense e a todos que visitam a Capital, um serviço de qualidade. Para isso, diversas medidas têm sido tomadas, como o WhatsApp do Transporte, um canal direto para reclamações, dúvidas e sugestões no número (82) 98134-6858”, lembrou Costa.
O superintendente destaca ainda que a tecnologia do Vamu, que amplia as formas de pagamento da tarifa, permite que a passagem seja paga também com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo.
“Temos o compromisso de fiscalizar para que o transporte público seja acessível e seguro para todos", reforçou André Costa.
Veja também
Últimas notícias

Saída de JHC do PL pode tornar Cabo Bebeto candidato ao governo de AL em 2026

Ex-The Voice Kids morre aos 17 anos vítima de AVC

Pescadores bloqueiam entrada do porto enquanto último cruzeiro desembarcava em Maceió
Por que Bolsonaro foi intimado após fazer live em quarto de UTI?

Advogada arapiraquense representa o interior de Alagoas na Maratona de Boston

Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 8 bilhões do INSS e cobra responsabilização do governo Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
