Economia

Usina que utiliza lixo para gerar energia elétrica inaugura em Pilar

Proposta pretende inovar o mercado

Por 7Segundos 17/03/2022 10h10 - Atualizado em 17/03/2022 11h11
Usina que utiliza lixo para gerar energia elétrica inaugura em Pilar
Usina é da empresa Alagoas Ambiental - Foto: Assessoria

A empresa Alagoas Ambiental inaugurou uma usina de geração de energia elétrica através do gás metano na manhã desta quinta-feira (17), no município de Pilar, região metropolitana de Maceió.

De acordo com o Gerente de Operações, Marmes Gomes, a usina possui uma proposta inovadora e tem capacidade para gerar 1MW/h (um megawatts por hora), atendendo até 4 mil residências.

“Hoje é um dia muito feliz para Alagoas Ambiental, estamos inaugurando a nossa usina de geração de energia através do metano, um gás advindo da decomposição de resíduos, foram anos de planejamento”, comentou.

Inicialmente, a unidade conta apenas com um motor, contudo, a usina possui capacidade de colocar até seis motores, expandindo a sua capacidade de gerar energia elétrica.

Uma vantagem do novo negócio, é a redução na tarifa de energia cobrada dos consumidores. Segundo Marmes, o preço vem mais em conta no fim do mês. “É uma energia limpa, renovável, você não tem investimento nenhum e você vai ter um desconto de 10% a 20% na sua tarifa”, explicou.

Outro ponto é a redução do gás CO2 lançado na atmosfera na atmosfera, sendo uma alternativa de geração de energia elétrica agradável para o meio ambiente. “Além desses benefícios, o meio ambiente também agradece, a gente queimava esses gases e agora a gente canaliza, só com a planta a gente deixa de emitir duas toneladas de CO2 que iriam para a atmosfera, então o meio ambiente só agradece”, pontuou Marnes.