Tonholo fomenta parceria entre Ufal, UFG, Sistema S e Goiás para “exportação” de modelo de ensino
Técnicos de Goiás vieram usar o sistema alagoano como inspiração para o projeto "Escola do Futuro"
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, se reuniu, na última quinta-feira (17), na Escola Sesi/Senai no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, com equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e com equipes do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sesi-AL e Senai-AL.
Na oportunidade, o modelo educacional promovido pelas instituições alagoanas foi apresentado aos gestores da UFG e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás. A meta do reitor da Ufal é apoiar a “exportação” do modelo de ensino desenvolvido pioneiramente em Alagoas para outros estados, começando com a parceria entre AL e GO.
“O modelo de educação profissional do grupo Sesi/Senai é referência nacional no desenvolvimento de matriz curricular para formação tecnológica, e seu padrão é turbinado pela parceria com o Laboratório Easy, do Instituto de Computação da Ufal. Os técnicos de Goiás vieram buscar aqui em Alagoas inspiração e experiências para o projeto "Escola do Futuro”, afirmou o reitor, Josealdo Tonholo.
As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) são administradas pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, com execução da Universidade Federal de Goiás (UFG). As unidades têm como proposta de trabalho atender as demandas inerentes à formação de profissionais técnicos com perfil voltado ao domínio de tecnologias inovadoras (base tecnológica).