Lançamento de livro faz homenagem aos artistas populares
A solenidade foi uma homenagem aos mais de 17 mil artistas que fazem parte desse segmento e compõem o enredo do livro
O lançamento do livro Alagoas Memória das Mãos, ocorrido hoje (21), no Museu Palácio Floriano Peixoto, reuniu artistas e intelectuais para homenagear a arte popular alagoana. A obra traz um resgate histórico-cultural da produção artesanal e apresenta um registro dos últimos oito anos do programa Alagoas Feita à Mão.
A solenidade foi uma homenagem aos mais de 17 mil artistas que fazem parte desse segmento e compõem o enredo do livro. “Durante muito tempo nossos artistas foram esquecidos e por isso trabalhamos para resgatar esse orgulho do fazer a mão. Eles são mentes brilhantes e criativas e os resultados estão nas obras produzidas, no recorde de vendas e do respeito e destaque no Brasil e no mundo”, afirmou o governador Renan Filho.
Representando todos os artistas, o mestre e patrimônio vivo de Alagoas, João das Alagoas disse que as ações do Alagoas Feita à Mão valorizaram o trabalho dos artistas. “Nossa arte está mais prestigiada, graças ao olhar desse governo. Esse livro foi uma dessas boas ações e nele ficará o registro, para sempre, de tudo que produzimos.”, disse João das Alagoas.
A idealizadora da publicação, a primeira-dama Renata Calheiros, que esteve à frente do Alagoas Feita à Mão, fez uma homenagem aos mestres já falecidos e falou sobre a importância de preservação da tradição da arte popular alagoana. “Acreditamos que os últimos anos abriram caminhos para um trilhar promissor desses artistas. Hoje eles estão mais valorizados, reconhecidos e fazem parte do orgulho de fazer arte em Alagoas”, disse Renata.
Assina a curadoria da obra foi Daniela Vasconcelos, gerente de artesanato e o jornalista Guilherme Lamenha, que é responsável pelos textos e pesquisa. A direção criativa foi do designer Rodrigo Ambrósio. As fotografias são de Felipe Brasil, Jonathan Lins, Thiago Sampaio e Celso Brandão - estes com imagens raras em preto e branco. Além disso, as ilustrações do livro fazem parte do acervo de xilogravuras do Mestre Enéias Tavares.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
