Lançamento de livro faz homenagem aos artistas populares
A solenidade foi uma homenagem aos mais de 17 mil artistas que fazem parte desse segmento e compõem o enredo do livro

O lançamento do livro Alagoas Memória das Mãos, ocorrido hoje (21), no Museu Palácio Floriano Peixoto, reuniu artistas e intelectuais para homenagear a arte popular alagoana. A obra traz um resgate histórico-cultural da produção artesanal e apresenta um registro dos últimos oito anos do programa Alagoas Feita à Mão.
A solenidade foi uma homenagem aos mais de 17 mil artistas que fazem parte desse segmento e compõem o enredo do livro. “Durante muito tempo nossos artistas foram esquecidos e por isso trabalhamos para resgatar esse orgulho do fazer a mão. Eles são mentes brilhantes e criativas e os resultados estão nas obras produzidas, no recorde de vendas e do respeito e destaque no Brasil e no mundo”, afirmou o governador Renan Filho.
Representando todos os artistas, o mestre e patrimônio vivo de Alagoas, João das Alagoas disse que as ações do Alagoas Feita à Mão valorizaram o trabalho dos artistas. “Nossa arte está mais prestigiada, graças ao olhar desse governo. Esse livro foi uma dessas boas ações e nele ficará o registro, para sempre, de tudo que produzimos.”, disse João das Alagoas.
A idealizadora da publicação, a primeira-dama Renata Calheiros, que esteve à frente do Alagoas Feita à Mão, fez uma homenagem aos mestres já falecidos e falou sobre a importância de preservação da tradição da arte popular alagoana. “Acreditamos que os últimos anos abriram caminhos para um trilhar promissor desses artistas. Hoje eles estão mais valorizados, reconhecidos e fazem parte do orgulho de fazer arte em Alagoas”, disse Renata.
Assina a curadoria da obra foi Daniela Vasconcelos, gerente de artesanato e o jornalista Guilherme Lamenha, que é responsável pelos textos e pesquisa. A direção criativa foi do designer Rodrigo Ambrósio. As fotografias são de Felipe Brasil, Jonathan Lins, Thiago Sampaio e Celso Brandão - estes com imagens raras em preto e branco. Além disso, as ilustrações do livro fazem parte do acervo de xilogravuras do Mestre Enéias Tavares.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
