Paridade na lista sêxtupla do Quinto Constitucional é discutida sobre equilíbrio entre gêneros
Encontro terá palestras com advogadas e outras mulheres de destaque de várias partes do país
Na próxima segunda-feira (28), às 14h, acontece no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) a audiência pública, proposta pela deputada Jó Pereira, que irá discutir o tema “Representatividade das mulheres nos espaços de poder - Paridade de verdade”.
A audiência, pleiteada por advogadas alagoanas e representantes de movimentos ligados aos direitos das mulheres, visa debater a necessidade que a OAB-AL adote o critério da paridade no edital para eleição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça.
A adoção da paridade garantirá a participação de, pelo menos, três mulheres na lista.
Em Carta Aberta à OAB-AL, divulgada no mês passado, as advogadas ressaltam que, em 2021, o critério da paridade nas eleições da Ordem possibilitou que muito mais mulheres integrassem os quadros da instituição, sendo um marco contra a exclusão histórica das mulheres advogadas nos espaços de poder e decisão da Ordem.
A deputada Jó Pereira, que também é advogada e uma das principais vozes de Alagoas em defesa dos direitos das mulheres e da necessidade de ampliar a representação feminina na política e nos demais espaços de tomada de decisões, destaca que garantir a paridade na lista sêxtupla é um passo importante no caminho pela equidade entre homens e mulheres.
Palestrantes
Entre as palestrantes, estão confirmadas a promotora de Justiça de São Paulo, Gabriela Manssur, com mais de 20 anos de trabalhos dedicados à defesa dos direitos da mulher; Valentina Jugmann, idealizadora do Movimento Nacional Paridade Já; Fernanda Marinella, ex-presidente da OAB-AL; Patricia Vanzolini, presidente da OAB-SP; Eclair Nantes, secretária-geral adjunta da OAB/MS; Anne Caroline Fidelis, coordenadora do Coletivo Advogadas de Alagoas; Natália Von Sohsten, vice-presidente da OAB-AL; e Lázara Carvalho, cofundadora do Instituto da Advocacia Negra Brasileira – IANB.
Foram convidados para a audiência pública, representantes da OAB/AL e de outras seccionais, grupos de defesa dos direitos das mulheres, parlamentares alagoanas, entre outros.
Parceria entre ALE e OAB-AL
A coordenadora do Coletivo Advogadas de Alagoas, Anne Caroline, contou como ocorreu o diálogo para marcação da audiência.
"A deputada Jó nos recebeu com sua peculiar característica de escuta acolhedora e diálogo produtivo, quando solicitamos essa audiência e, de visão ampla, ela colocou que era possível sim realizá-la no Parlamento, pois embora se trate de uma discussão interna da categoria, na OAB AL, a iniciativa das mulheres advogadas encontra na luta por uma sociedade mais equilibrada entre gêneros a importância geral nesse avanço tão necessário para todos e todas, audiência é entendida pela parlamentar, e por nós, como mais um momento de diálogo sobre esse tema, empoderamento das mulheres, no sentido de uma sociedade mais equilibrada entre homens e mulheres.", explicou.
Jó Pereira comentou que a audiência aproxima advogados e advogadas da Casa: "A categoria tem diversas comissões que podem atuar junto às comissões temáticas da Assembleia Legislativa, assim como participar de outras tantas audiências públicas propostas no Parlamento. A Casa de Tavares Bastos e a advocacia alagoana, de forma atuante, têm muito a contribuir para a sociedade. Que essa audiência aproxime ainda mais a OAB dos canais de participação democrática da Casa do povo.".
A deputada finalizou com um convite amplo às advogadas e advogados: "Meus colegas advogados e minhas colegas advogadas, essas mulheres que venceram vários desafios pra chegar na Ordem, podem contribuir muito nas discussões e decisões na vida política de nosso estado, seja em conselhos, na vida partidária, cargos eletivos, cargos em comissão e em audiências como essa. A política é a força de uma democracia quando exercida pelo diálogo e participação de todos.".
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
