Tecnologia

WhatsApp deve liberar reações com emojis; veja três outras novidades

A funcionalidade extra aumenta a possibilidade de interação entre os usuários

Por 7segundos 26/03/2022 18h06 - Atualizado em 26/03/2022 19h07
WhatsApp deve liberar reações com emojis; veja três outras novidades
A funcionalidade extra aumenta a possibilidade de interação entre os usuários. - Foto: reprodução

Ao que tudo indica, o WhatsApp está prestes a liberar uma nova função no aplicativo: reações de mensagens com emojis para os usuários da versão beta do WhatsApp. O aplicativo de mensagens pertencente à Meta (ex-Facebook), que vem trabalhando para adicionar a função de enquetes dentro de grupos, agora, está finalmente pronto para lançar o recurso já presente no Telegram, Discord e Slack. 

A funcionalidade extra aumenta a possibilidade de interação entre os usuários. Ao invés de apenas usar emojis soltos nas conversas, as pessoas poderão expressar suas emoções por meio de reações a mensagens, links, fotos e vídeos nos chats individuais ou em grupo.

De acordo com um relatório divulgado por WABetaInfo, o novo recurso está disponível apenas para testadores selecionados do WhatsApp Beta para Android 2.22.8.3. A plataforma permitirá usar seis reações: polegar para cima (), coração (??), chorar de rir (), assustado (), triste () e agradecido ().

O site observa que esta é uma versão limitada no momento, mas acrescenta que todos poderão ver as reações das mensagens. Não há informações se o recurso está limitado a bate-papos em grupo, bate-papos individuais ou se ambos os tipos de bate-papo podem entrar em ação.

Além dos emojis: enquetes, comunidades e novos idiomas.

1. Enquetes.

A funcionalidade foi descoberta pelo site WeBetaInfo. De acordo com o site, a enquete foi observada na versão de testes do aplicativo mais recente para iOS (do iPhone) e terão criptografia de ponta a ponta. Isto é, só quem tem acesso aos chats é que poderá saber as perguntas e respostas, ficando apenas entre os membros do grupo em que foram compartilhadas.

2. Comunidades.

Em fase de desenvolvimento, a função Comunidade possivelmente substituirá a aba câmera no aplicativo do WhatsApp para celular. Essa função permitirá administrar os grupos, por exemplo. No entanto, ainda não se sabe como seria esse gerenciamento, mas a expectativa é de que seja possível dividir os grupos por categorias: trabalho, estudos, lazer etc.

3. Dois idiomas 

Com o intuito de ampliar o alcance do aplicativo em países onde ainda não é tão popular, o WhatsApp iniciou testes, de acordo com o WaBetainfo, com dois novos idiomas: amárico (um idioma afro-asiático) e somali (o idioma oficial da Somália, Somalilândia e Etiópia). Caso seja confirmada, a adição dos idiomas fará o WhatsApp suportar mais de 40 línguas diferentes.