Turismo

Ministério certifica Pilar no Mapa do Turismo Brasileiro

Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022

Por Assessoria 30/03/2022 07h07
Ministério certifica Pilar no Mapa do Turismo Brasileiro
Em Alagoas, 46 cidades estão no novo mapa - Foto: Secom Pilar

O Ministério do Turismo divulgou, nessa segunda-feira (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que reúne municípios cuja estratégia privilegia investimentos e ações para promoção do turismo em cada região do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. E um dos municípios contemplados é Pilar.

Em Alagoas, 46 cidades estão no novo mapa. Elas estão divididas em sete regiões turísticas: Grande Maceió, Cânions do São Francisco, Agreste, Quilombo, Costa dos Corais e Caatinga, além da região Lagoas, Mares e Rios do Sul, que reúne 11 municípios, entre eles Pilar.

Integram o mapa cidades com real vocação turística ou impactadas pelo setor de viagens. O objetivo é nortear a identificação de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Para se cadastrar, o município precisa atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Além disso, deve comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e assinar um termo de compromisso para a execução do Programa de Regionalização do Turismo. Pilar, inclusive, aderiu ao programa do ministério ainda em 2019.

Ele trabalha a convergência e a interação de todas as ações desenvolvidas pelo MTur, com a finalidade de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo. O programa é composto por oito eixos de atuação: gestão descentralizada do turismo; planejamento e posicionamento de mercado; qualificação profissional, dos serviços e da produção associada; empreendedorismo, captação e promoção de investimentos; infraestrutura turística; informação ao turista; promoção e apoio à comercialização; e monitoramento.

Outro requisito é a comprovação da existência de empresas cadastradas como prestadoras de serviços turísticos no Ministério do Turismo. No caso do Pilar, termo de cooperação técnica assinado junto ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também vai garantir ao Conselho Municipal de Turismo a elaboração, de forma pioneira, do Plano de Desenvolvimento Turístico do Pilar.

Com isso, Pilar se credencia cada vez mais no sentido de consolidar sua rede hoteleira, atraindo empresários interessados em abrir meios de hospedagem. Afinal, além do investimento em infraestrutura, o Município também passou a contar com importantes equipamentos públicos, como o Cine Pilarense – reaberto após 30 anos –, o Complexo Religioso Dilma Canuto e a Casa de Cultura e Museu Arthur Ramos, resgatando a história, cultura e tradição locais.

“Pilar se tornou muito importante para Alagoas e, agora, está se abrindo para o Brasil com a opção de um turismo diferenciado. O teleférico está em fase final de construção, enquanto a estátua do Cristo, a maior do mundo, será licitada em abril deste ano, com previsão de entrega no mês seguinte. Além disso, também compramos um catamarã para que os turistas possam realizar um passeio pela Lagoa Manguaba, que é belíssima. E vem muito mais por aí, como um parque aquático e o primeiro kartódromo internacional de Alagoas”, destaca o prefeito do Pilar, Renato Filho.