Hospital da Mulher encerra atendimentos a Covid-19 e retoma perfil assistencial para saúde das alagoanas
Unidade foi referência no atendimento a Covid-19 no Estado com mais de 4 mil atendimentos

Com a diminuição de novos casos e mortes pela Covid-19 em Alagoas, o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), que foi uma importante unidade de referência para o tratamento de pacientes acometidos com o novo coronavírus, retomou seu perfil assistencial inicial, nesta quinta-feira (31), voltando a ser uma unidade para atender, exclusivamente, as mulheres alagoanas.
Há mais de 12 dias o hospital estava sem receber nenhum novo paciente acometido pelo vírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, os pacientes que precisarem de atendimento devido a Covid-19 serão encaminhados para o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). No total, foram atendidos no HM 4.752 pacientes com a doença. 3.460 pessoas tiveram alta e puderam retornar para suas casas.
A infectologista e diretora médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique Dellabianca, relatou que desde março de 2020, o HM nunca passou tantos dias sem hospitalizar novos casos da doença na UTI. “Todos esses dias sem novos pacientes na UTI Covid-19 é um motivo de muita comemoração para todos nós. Os últimos pacientes que estavam com a doença tinham mais de 30 dias de Covid, ou seja, eles não transmitem mais. Mas, são casos hospitalizados devido a doença, só que são crônicos, pois evoluíram com outras demandas clínicas, como AVC, problemas cardíacos associados à Covid”, esclareceu.
Histórico - O HM foi o primeiro dos cinco hospitais inaugurados pelo Governo de Alagoas. Ele foi aberto no dia 29 de setembro de 2019, com o intuito de ser uma unidade especializada no cuidado da saúde da mulher alagoana e materno infantil. Após a chegada da pandemia da Covid-19 a Alagoas, o hospital mudou seu perfil assistencial, passando a atender exclusivamente pacientes infectados com o coronavírus. A mudança ocorreu no dia 30 de março de 2020, seis meses após a inauguração. Em dezembro de 2021, o hospital retomou os serviços de maternidade.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que os números de casos, internações e mortes estão diminuindo no Estado devido ao avanço da vacinação. “Estamos vivendo um momento histórico. Semana passada, pela primeira vez desde o começo da pandemia em Alagoas tivemos o primeiro dia sem novos casos e óbitos pela doença. Fazia dias que o Hospital da Mulher não recebia novos pacientes com a doença na UTI. Isso se deve a vacinação, por isso, continuo pedindo para todos que concluam seus esquemas vacinais para que possamos comemorar mais dias históricos como esses”, disse.
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió convoca credores de precatórios para acordo de pagamento

Uneal divulga locais de prova do concurso público para professor efetivo

Câmara pauta MP da tarifa de energia gratuita para 18 milhões

Avanço de semáforo é permitido em Maceió durante a madrugada

Ossada humana é achada em praia de São Miguel dos Milagres

Flávio Bolsonaro acusa “fraude processual” após julgamento de ação contra Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
