Motorista é preso em flagrante por dirigir embriagado em Maceió
Conduta é considerada crime pelo CTB
Um motorista foi preso em flagrante por dirigir embriagado, na manhã deste sábado (9), em Maceió. Uma equipe estava passando pela Avenida Durval de Goes Monteiro, no Tabuleiro dos Martins, quando os agentes verificaram que o condutor do caminhão estava dirigindo fazendo zigue-zague na via.
Ao solicitarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os agentes constataram que o documento estava vencido desde 2007. Vale ressaltar que o motorista pode andar até 30 dias com a habilitação vencida. Após este prazo, quem dirigir com a CNH vencida cometerá uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no documento.
No momento, os servidores públicos abordaram o motorista do veículo e verificaram que ele apresentava sinais visíveis de embriaguez. Uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) foi solicitada para realização do teste de alcoolemia. Ao realizarem o teste com etilômetro, foi constatado o índice de álcool no sangue foi de 0,70mg/l, o que configura o crime de dirigir sob influência de álcool.
O diretor de Operações de Mobilidade, Coronel Cícero Silva, alertou sobre o quanto dirigir embriagado pode prejudicar a vida do condutor e a de outras pessoas.
“Essa conduta pode gerar consequências graves e até irreversíveis, tanto para o motorista quanto para outras pessoas. É um desrespeito à vida. O trânsito seguro é uma responsabilidade e direito de todos e cada um precisa fazer a sua parte.”, reforçou o diretor.
O diretor acrescentou ainda um alerta aos profissionais que dirigem caminhões. "Em situações desse tipo, o condutor poderá até perder o emprego, a depender da empresa que trabalha. Tenho relatos de empresários que não admitem esse tipo de postura por parte dos motoristas", frisou Silva.
O condutor foi encaminhado à Central de Flagrantes para as providências cabíveis. Foi lavrado o auto de prisão em flagrante e a autoridade policial fixou fiança que foi paga e o homem foi liberado. O caminhão não possuía nenhuma irregularidade e ficou estacionado em local permitido pela sinalização.
O que diz a lei
A embriaguez ao volante é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Em uma abordagem de fiscalização, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.