Chocolate engorda? Aumenta a acne? Tire essas e outras dúvidas sobre o doce da Páscoa
Cercado por questões que vão de efeitos intestinais a terror das dietas, alimento feito do cacau pode ser benéfico para a saúde
Os excessos da Páscoa são bem conhecidos: comer chocolate além da conta, permitir-se comer o que não consome habitualmente e usar o velho e conhecido "já que" para se libertar do padrão alimentar ou de hábitos, certo? "Já que é Páscoa, vou comer muito e depois eu volto a me alimentar bem na segunda" "Já que abri o ovo, vou comer todo o chocolate hoje, assim não sobra para semana e não saio mais da dieta" "Já que é feriado, vou aproveitar, é só uma vez ao ano, né?" Os pensamentos nessa época do ano podem ser divididos em dois caminhos: o do equilíbrio ou do extremismo. E, para ajuda você a escolher bem qual percurso seguir, decidi trazer alguns fatos sobre o tão famoso cacau ((ou melhor, o chocolate).
Cada brasileiro come, em média, 2,6 kg de chocolate ao ano —nosso país consome incríveis 511 mil toneladas do produto por ano, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Porém, infelizmente, boa parte do chocolate ingerido não é de alta qualidade nutricional e, sim, de um alimento final rico em açúcares, gordura e aditivos químicos, como conservantes e aromatizantes.
Mas, em contrapartida, a procura por chocolates com bom valor nutricional vem aumentando e, ano após ano, é cada vez mais comum nos depararmos com ovos de Páscoa especialmente desenvolvidos para uma gama maior de pessoas —produzidos sem açúcar, sem lactose, sem glúten, com chocolate amargo, com adição de proteína etc. Do ponto de vista comercial, isso é bom, e do ponto de vista inclusivo, isso é ótimo, pois pessoas com alergias e intolerâncias também devem aproveitar os benefícios e sabores do cacau certo?
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
