Maceió

Reeducanda vai cuidar de filha por até seis meses em prisão em Maceió

A Lei de Execuções Penais garante que a mãe, mesmo presa, possa cuidar do filho pelos seis primeiros meses de vida

Por 7Segundos 12/05/2022 15h03
Reeducanda vai cuidar de filha por até seis meses em prisão em Maceió
Alexandra com filha nos braços - Foto: Reprodução/Caio Loureiro

Uma reeducanda identificada como Alexandra da Silva, vai cuidar de sua filha, que atualmente tem nove dias de vida, no presidio Santa Luzia, em Maceió.

A reeducanda teria chegado na unidade prisional ainda gestante, sendo recebida por uma equipe especializada de psicólogos, nutricionistas e enfermagem. Com essa assistência, Alexandra deu a luz ainda no presídio.

De acordo com o juiz Allyson Amorim, quando não é possível a conversão da pena para prisão domiciliar, há uma garantia de que a mãe fique com o recém-nascido até, no máximo, seus seis primeiros meses de vida. Após esse período, a criança deve ser entregue a um outro familiar ou responsável.

“A gente sabe que nesses primeiros seis meses o contato com a mãe é fundamental, tanto por questões físicas, como a amamentação, mas também para o desenvolvimento psicológico da criança. A gente tenta fazer com que o fato de ela estar numa unidade prisional não atrapalhe seu desenvolvimento”, reiterou o juiz.

No caso de Alexandra, que já tem dois filhos que estão aos cuidados da avó, a nova filha deve ter sua guarda colocada sob seu pai. “Deus é que sabe, daqui pra lá, se eu vou sair com ela, ou ela vai sair na frente. Meu sentimento é lutar, arrumar um trabalho para diminuir a pena e, quando sair, cuidar dela. Só penso nisso. Só penso nela e nos filhos, mais nada”, afirmou a reeducanda.