Tiroteio deixa 15 mortos em escola primária nos EUA, diz governador do Texas
Entre as vítimas, estão 14 alunos e um professor; ainda não foram divulgados detalhes sobre o ataque
Um homem armado atirou e matou 14 alunos e um professor nesta terça-feira (24) em uma escola primária no sul do Texas, informou o governador Gregg Abbott. O ataque a tiros ocorreu na Robb Elementary School em Uvalde.
Até o início da noite desta terça, ainda não haviam sido divulgados detalhes sobre as circunstâncias do ataque, que ocorreu por volta de meio-dia pelo horário local (14h no horário de Brasília). A cidade de Uvalde fica a cerca de 130 quilômetros a oeste de San Antonio.
O FBI e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês) estão auxiliando a polícia local na investigação.
“O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida sendo tomada pela polícia local”, disse o governador em coletiva de imprensa. Ele garantiu que as autoridades locais estão auxiliando nas investigações e que receberão “todos os recursos necessários”.
A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já foi comunicado sobre o fato e que “continuará a ser informado regularmente à medida que as informações estiverem disponíveis”.
“Suas orações estão com as famílias impactadas por este terrível evento”, disse Jean-Pierre. Ela destacou que o presidente deverá falar sobre o ataque ainda nesta noite, quando retornar à Casa Branca.
His prayers are with the families impacted by this awful event, and he will speak this evening when he arrives back at the White House.
— Karine Jean-Pierre (@PressSec) May 24, 2022
Sobre o atirador
O chefe da polícia na região de Uvalde, Pete Arredondo, afirmou que o autor do ataque está morto e agiu sozinho. Arredondo, porém, não deu informações atualizadas sobre as vítimas.
Segundo o governador do Texas, o atirador era um homem de 18 anos. “Acredita-se que ele abandonou seu veículo e entrou na escola com um revólver”, disse Abbott. Ele acrescentou que há a possibilidade de que o indivíduo estivesse portando um rifle, mas isso ainda não foi confirmado.
Abbott informou que dois agentes que combateram o criminoso foram alvejados, mas tiveram ferimentos leves.
Informações sobre a escola
A Robb Elementary School atende alunos do 2º ao 4º ano e teve 535 estudantes matriculados no ano letivo de 2020-21, segundo dados estaduais. Cerca de 90% dos alunos são de origem hispânica e aproximadamente de 81% são de classes econômicas mais baixas.
O último dia de aula antes das férias de verão seria nesta quinta-feira (26). Todas as atividades na escola foram canceladas.
(Esta reportagem está em atualização)
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
