Saiba o que fazer se seu remédio ‘sumir’ das prateleiras nas farmácias
Alagoas é uma das 19 Unidades da Federação que registrou desabastecimento de medicamentos
O desabastecimento de farmácias tem preocupado pelo menos 19 Unidades da Federação ao longo das últimas semanas. A falta de remédios já foi registrada em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O portal 7Segundos entrou em contato com o Conselheiro de Farmácia do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), Robert Nicácio, que apontou dois fatores externos como justificativas para esta escassez: lockdown na China e guerra na Ucrânia.
“A China é uma grande produtora de matéria-prima para fabricação de medicamentos. Com o lockdown, a indústria parou e os estoques dos laboratórios farmacêuticos estão terminando. O outro ponto é que grande parte desses insumos são transportados por meio de navios e, por causa do conflito causado pela Rússia, o envio está sendo afetado”, explicou.
Nicácio conta que a falta é, principalmente, de medicamentos antimicrobianos e que acontece quando estamos entrando no inverno, época em que as pessoas, principalmente crianças, são infectadas por doenças respiratórias. De acordo com o CRF-AL, no estado está faltando dois componentes de medicações: clavulanato de potássio e amoxicilina.
“Mas e se eu ficar doente e não tiver o remédio que preciso?”. Neste caso, o conselheiro lista duas opções. Confira a seguir:
- Procurar em uma farmácia de manipulação: às vezes, pode acontecer de um medicamento está em falta na comercial e você conseguir fazer em uma de manipulação;
- Fale com o médico: em caso de falta em ambos os tipos de farmácias, a orientação é que o paciente procure o prescritor, explique a situação e veja a possibilidade de substituição por outro medicamento.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
