Saiba o que fazer se seu remédio ‘sumir’ das prateleiras nas farmácias
Alagoas é uma das 19 Unidades da Federação que registrou desabastecimento de medicamentos

O desabastecimento de farmácias tem preocupado pelo menos 19 Unidades da Federação ao longo das últimas semanas. A falta de remédios já foi registrada em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O portal 7Segundos entrou em contato com o Conselheiro de Farmácia do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), Robert Nicácio, que apontou dois fatores externos como justificativas para esta escassez: lockdown na China e guerra na Ucrânia.
“A China é uma grande produtora de matéria-prima para fabricação de medicamentos. Com o lockdown, a indústria parou e os estoques dos laboratórios farmacêuticos estão terminando. O outro ponto é que grande parte desses insumos são transportados por meio de navios e, por causa do conflito causado pela Rússia, o envio está sendo afetado”, explicou.
Nicácio conta que a falta é, principalmente, de medicamentos antimicrobianos e que acontece quando estamos entrando no inverno, época em que as pessoas, principalmente crianças, são infectadas por doenças respiratórias. De acordo com o CRF-AL, no estado está faltando dois componentes de medicações: clavulanato de potássio e amoxicilina.
“Mas e se eu ficar doente e não tiver o remédio que preciso?”. Neste caso, o conselheiro lista duas opções. Confira a seguir:
- Procurar em uma farmácia de manipulação: às vezes, pode acontecer de um medicamento está em falta na comercial e você conseguir fazer em uma de manipulação;
- Fale com o médico: em caso de falta em ambos os tipos de farmácias, a orientação é que o paciente procure o prescritor, explique a situação e veja a possibilidade de substituição por outro medicamento.
Últimas notícias

Governador assina acordo que permite emissão da Carteira de Identidade pelos cartórios

Cadáver é encontrado em área de ribanceira no município de Teotônio Vilela

Residência abandonada pega fogo na Massagueira, em Marechal Deodoro

Pelopes apreende drogas e armas durante ação na zona rural de Taquarana

Teca Nelma cobra valorização e apoia indicativo de greve dos profissionais da educação

Prefeitura de Palmeira dos Índios reabre Restaurante Popular nesta quarta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
