São João em Maceió terá reforço na segurança durante dias de evento
Limpeza de galerias antes e durante o evento, reforço da guarda municipal, capacitação de ambulantes e outros detalhes foram definidos em reunião
As secretarias envolvidas nos bastidores do São João de Maceió apresentaram nessa quinta (26) os planos de ação para viabilizar a festa e garantir a segurança dos maceioenses e turistas. Foram definidos detalhes sobre o transporte público, infraestrutura, segurança do público, capacitação de ambulantes entre outros.
A Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fará parceria com cooperativas para a limpeza dos locais, que terão entre 20 e 30 agentes catadores de recicláveis, além dos servidores do Município que farão varrição, lavagem e coleta de resíduos durante e após os shows.
A Secretaria de Saúde (SMS) terá uma estrutura em cada local – Jaraguá, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins -, onde haverá aplicação de vacinas, realização de testes rápidos e atendimento de primeiros socorros para possíveis encaminhamentos às unidades de saúde mais próximas por ambulâncias.
Uma tenda de arrecadação de alimentos e roupas será instalada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e terá a parceria dos artistas que irão estimular as doações durante as apresentações ao público.
A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) adotará medidas para estimular o uso de transporte público durante o São João e desestimular o uso de carros para garantir mais mobilidade nas noites de festa.
Os ônibus e os terminais estarão decorados com tema junino para que o público entre no clima antes mesmo dos shows. A SMTT apresentou ainda quais vias serão interditadas para o evento e as rotas do transporte coletivo. O evento contará com áreas de táxis, de carros de aplicativo e de vans de turismo.
O trabalho que já foi iniciado foi o da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), com a revisão dos pontos onde há necessidade de substituição ou reposição de tampas de galerias, para evitar acidentes entre os pedestres, e com a correção de vias, calçadas e rampas de acessibilidade.
A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) apresentou o efetivo que fará a segurança dos moradores e turistas, com apoio da Polícia Militar, e anunciou a contratação de terceirizados para reforçar o trabalho. E a Vigilância Sanitária, em parceria com a Semscs, fará a capacitação dos comerciantes de alimentos que trabalharão durante o evento para garantir a segurança sanitária da população.
Toda a revisão da iluminação dos locais de shows e do entorno, além da instalação de gambiarras decorativas, será realizada pela Superintendência de Energia e Iluminação Pública (Sima).
A Fundação Municipal de Ação Cultural, realizadora do São João de Maceió, apresentou o croqui das festas, que passa agora pelos últimos ajustes. “A gente já vem trabalhando há mais de 60 dias no São João de Maceió e está bem adiantado, bem organizado. Estamos fazendo agora só as adequações finais, aqueles encaixes, para a coisa começar a acontecer da melhor forma possível. Temos tudo para ter o maior São João que o Brasil já viu sendo realizado aqui na nossa Capital”, avaliou o presidente da FMAC, João Hugo Lyra.
Últimas notícias
[Vídeo] Operação da PF cumpre mandados em Arapiraca contra tráfico internacional de drogas
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
