Governo de Alagoas dá suporte a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
No mês de combate à violência sexual, pessoas em situação vulnerabilidade podem ter acesso a serviços de proteção especializados

As vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil encontram, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviços voltados a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos. São unidades de referência territorial, com abrangência em municípios ou regiões.
“O Creas atua no atendimento, orientação e acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de risco social e pessoal por violação de direitos, a exemplo de crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual. Este equipamento exerce um importante papel de articulador junto aos órgãos da Política de Assistência Social, assim como de outras políticas públicas”, explicou a técnica de referência do Estado dos Creas, Maria Brasil.
Nos Centros, as pessoas que vivenciam violação de direitos por negligência, violência física, psicológica, abuso e exploração sexual, entre outros, têm acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). O Paefi visa à promoção de direitos, à preservação de vínculos familiares, comunitários e sociais e ao fortalecimento da função protetiva das famílias.
Distribuídos em 93 municípios, Alagoas dispõe de 97 Creas, dentre os quais 40 deles recebem cofinanciamento estadual. Neles, o Paefi é ofertado obrigatoriamente. O Creas deve funcionar nos cinco dias úteis da semana, durante oito horas diárias. Parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um dos equipamentos da Proteção Social Especial de Média Complexidade, modalidade de atendimento que contempla um conjunto de serviços de caráter continuado e organizado de acordo com a realidade dos territórios.
“O Creas atua de forma efetiva no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, prestando atendimento, encaminhamentos e acompanhamento, atuando de forma articulada com os demais órgãos para os devidos procedimentos, promovendo a garantia de direitos”, explicou Maria Brasil.
O Creas exerce um importante papel articulador junto aos órgãos do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), a exemplo do Ministério Público, dos Conselhos Tutelares e das delegacias especializadas, promovendo a rede de atendimento, que envolve políticas públicas das áreas de Saúde, Segurança Pública, Sistema de Justiça e a própria Assistência Social.
Últimas notícias

Sefaz-AL amplia canais para adesão ao Programa de Extinção de Débitos Tributários

Cibele Moura doa 250 kg de ração e participa do lançamento do programa Pet Solidário em União dos Palmares
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Advogada de vítima da dentista que aplicou silicone industrial fala sobre as medidas adotadas sobre o caso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
