Governo de Alagoas dá suporte a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
No mês de combate à violência sexual, pessoas em situação vulnerabilidade podem ter acesso a serviços de proteção especializados
As vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil encontram, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviços voltados a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos. São unidades de referência territorial, com abrangência em municípios ou regiões.
“O Creas atua no atendimento, orientação e acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de risco social e pessoal por violação de direitos, a exemplo de crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual. Este equipamento exerce um importante papel de articulador junto aos órgãos da Política de Assistência Social, assim como de outras políticas públicas”, explicou a técnica de referência do Estado dos Creas, Maria Brasil.
Nos Centros, as pessoas que vivenciam violação de direitos por negligência, violência física, psicológica, abuso e exploração sexual, entre outros, têm acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). O Paefi visa à promoção de direitos, à preservação de vínculos familiares, comunitários e sociais e ao fortalecimento da função protetiva das famílias.
Distribuídos em 93 municípios, Alagoas dispõe de 97 Creas, dentre os quais 40 deles recebem cofinanciamento estadual. Neles, o Paefi é ofertado obrigatoriamente. O Creas deve funcionar nos cinco dias úteis da semana, durante oito horas diárias. Parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um dos equipamentos da Proteção Social Especial de Média Complexidade, modalidade de atendimento que contempla um conjunto de serviços de caráter continuado e organizado de acordo com a realidade dos territórios.
“O Creas atua de forma efetiva no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, prestando atendimento, encaminhamentos e acompanhamento, atuando de forma articulada com os demais órgãos para os devidos procedimentos, promovendo a garantia de direitos”, explicou Maria Brasil.
O Creas exerce um importante papel articulador junto aos órgãos do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), a exemplo do Ministério Público, dos Conselhos Tutelares e das delegacias especializadas, promovendo a rede de atendimento, que envolve políticas públicas das áreas de Saúde, Segurança Pública, Sistema de Justiça e a própria Assistência Social.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
