Governo de Alagoas dá suporte a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
No mês de combate à violência sexual, pessoas em situação vulnerabilidade podem ter acesso a serviços de proteção especializados
As vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil encontram, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviços voltados a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos. São unidades de referência territorial, com abrangência em municípios ou regiões.
“O Creas atua no atendimento, orientação e acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de risco social e pessoal por violação de direitos, a exemplo de crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual. Este equipamento exerce um importante papel de articulador junto aos órgãos da Política de Assistência Social, assim como de outras políticas públicas”, explicou a técnica de referência do Estado dos Creas, Maria Brasil.
Nos Centros, as pessoas que vivenciam violação de direitos por negligência, violência física, psicológica, abuso e exploração sexual, entre outros, têm acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). O Paefi visa à promoção de direitos, à preservação de vínculos familiares, comunitários e sociais e ao fortalecimento da função protetiva das famílias.
Distribuídos em 93 municípios, Alagoas dispõe de 97 Creas, dentre os quais 40 deles recebem cofinanciamento estadual. Neles, o Paefi é ofertado obrigatoriamente. O Creas deve funcionar nos cinco dias úteis da semana, durante oito horas diárias. Parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um dos equipamentos da Proteção Social Especial de Média Complexidade, modalidade de atendimento que contempla um conjunto de serviços de caráter continuado e organizado de acordo com a realidade dos territórios.
“O Creas atua de forma efetiva no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, prestando atendimento, encaminhamentos e acompanhamento, atuando de forma articulada com os demais órgãos para os devidos procedimentos, promovendo a garantia de direitos”, explicou Maria Brasil.
O Creas exerce um importante papel articulador junto aos órgãos do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), a exemplo do Ministério Público, dos Conselhos Tutelares e das delegacias especializadas, promovendo a rede de atendimento, que envolve políticas públicas das áreas de Saúde, Segurança Pública, Sistema de Justiça e a própria Assistência Social.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
