Saúde

Mais de 10 mil maceioenses podem sofrer aumento acumulado na mensalidade de planos de saúde

População poderá ser cobrada pela sua faixa etária

Por 7Segundos 01/06/2022 14h02 - Atualizado em 01/06/2022 14h02
Mais de 10 mil maceioenses podem sofrer aumento acumulado na mensalidade de planos de saúde
Hospital - Foto: Agência Brasil

Mais de 10 mil maceioenses contratantes de planos de saúde estão na faixa etária permitida para sofrer um reajuste na mensalidade de seus contratos, para além do reajuste anual.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam que 10.625 moradores da capital alagoana encontram-se entre as nove faixas etárias onde o reajuste por idade é permitido, sendo elas de 0 a 58 anos de vida. Ao chegar aos 59 anos, os reajustes só podem ser feitos anualmente.

A ANS leva em consideração todos os tipos de plano, sejam eles individuais, familiares, coletivos empresariais, coletivos por adesão e ou coletivo não identificado. Para os contratos individuais ou familiares, a ANS autorizou um reajuste de 15,5% nas mensalidades dos contratos.

Contudo, cabe somente a ANS decidir sobre o aumento nos valores cobrados pelos planos individuais ou familiares, não havendo limite nos reajustes de planos coletivos empresariais e coletivos por adesão. Nestes últimos casos, os valores cobrados serão negociados entre as empresas e as operadoras de saúde.