Turquia muda de nome e passa a se chamar Türkiye
Agora, novo termo é reconhecido pela ONU
Não apenas as empresas mudam de nome como parte de uma estratégia de mercado. Isso pode ocorrer com países. É o caso da Turquia, que anunciou estar mudando seu próprio nome para Türkiye.
“O processo para aumentar o valor da marca do nosso país está chegando ao fim”, escreveu nas redes sociais Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, na segunda-feira 31.
Cavusoglu enviou uma carta ao secretário-geral da ONU para registrar o novo nome do país. A ONU informou, na quarta-feira 1, que a mudança já está em vigor.
O nome Türkiye já era reconhecido pelo país desde 1923, mas os outros países não se referiam à Turquia dessa forma, o nome não era reconhecido pela ONU e nem os produtos do país utilizavam a nomenclatura.
Rebranding
A mudança já havia começado no país em dezembro do ano passado, quando a Turquia passava por uma crise econômica. Dessa forma, o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, emitiu um comunicado solicitando que os outros países usem Türkiye para referir-se ao país.
“Türkiye é a melhor representação e expressão da cultura, civilização e valores do povo turco”, afirmou o presidente, no ano passado.
No mesmo período, Erdogan também instruiu aos produtores turcos que rotulassem os produtos com “Made in Türkiye” (feito em Türkiye), e que as agências de notícias estatais começassem a usar o novo nome nos documentos oficiais.
Na época, o governo turco também informou que existem diversos motivos para que o país seja reconhecido internacionalmente como Türkiye, entre eles: fortalecimento de sua identidade e o fim de algumas associações ofensivas ao nome Turquia.
No mesmo período, a rede de televisão estatal do país, World TRT, informou que o dicionário de Cambridge define “Turquia” como “algo que faz mal” ou “uma pessoa estúpida ou tola”. De acordo com a rede de televisão, esse é apenas um dos outros exemplos que existem.
Embora um dos problemas da Turquia seja o significado que o antigo nome possui, não é incomum que os países alterem seus nomes. A Pérsia, por exemplo, tornou-se o Irã; e o Sião, a Tailândia.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
