Hospital alerta para o aumento no número de gestantes com HIV no Estado
Diagnósticos são confirmados próximo ao período de parto

Números divulgados nesta sexta-feira (03) pelo Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), alertam sobre o aumento de gestantes com HIV, em Alagoas. De janeiro a maio deste ano foram 14 casos registrados, contra 13 do ano passado.
Pode parecer uma diferença pouca, mas a unidade chama a atenção pelo fato de que essas mulheres já chegam na unidade próximas do parto, superior a 36 semanas.
Durante todo o ano de 2021 (janeiro a dezembro), o HEHA registrou 13 casos de grávidas com HIV/AIDS no Serviço de Assistência Especializada (SAE) da instituição. De janeiro a maio de 2022, o HEHA já somou 14 gestantes.
Tal número está acima da média geral dos novos casos de HIV/AIDS atendidos no HEHA em comparação a 2021. Durante todo o ano de 2021 (janeiro a dezembro), 352 novos casos de HIV/AIDS deram entrada no hospital, dos quais 13 foram gestantes. Já em 2022, de janeiro a maio, 142 novos casos começaram a ser acompanhados pelo hospital, dos quais, 14 são grávidas.
A presença de ISTs durante a gestação pode afetar a criança e causar complicações, como: abortamento ou natimortalidade, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido. As gestantes que forem diagnosticadas com HIV durante o pré-natal têm indicação de tratamento com os medicamentos antirretrovirais durante toda gestação e, se orientado pelo médico, também no momento do parto. O tratamento previne a transmissão vertical do HIV para a criança.
O recém-nascido deve receber o medicamento antirretroviral (xarope) e ser acompanhado no serviço de saúde. Recomenda-se também a não amamentação, evitando a transmissão do HIV para a criança por meio do leite materno.
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeita de São Luis do Quitunde diz que ação da PF é tentativa infundada de candidata derrotada](https://img.7segundos.com.br/HiCrNoGeBCyOeVxJrW_z_Qxi8U4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sao-luiz-do-quitunde-1.png)
[Vídeo] Prefeita de São Luis do Quitunde diz que ação da PF é tentativa infundada de candidata derrotada

Polícia cumpre mandados em AL e PE por tentativa de homicídio contra ciclista profissional

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões

Vini Jr quer liberação do Real Madrid para reatar com Virginia; entenda

Governo divulga passo a passo de CNH sem obrigatoriedade de autoescola

2026 terá 9 dos 10 feriados em dias úteis; saiba quais são as folgas do ano que vem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
