Bastidores do São João: evento vai espalhar clima junino por toda a capital
Secretaria de Turismo, Vigilância Sanitária e SMTT apresentaram detalhes do planejamento
Decoração temática nos ônibus e terminais, trio de forró nas principais avenidas da cidade, personagens juninos na orla, recepção de turistas no aeroporto e rodoviária. Essas e outras ações foram apresentadas em reunião nesta sexta-feira (3) entre as secretarias municipais para planejar os bastidores do São João de Maceió, que irá espalhar o clima junino por toda a capital.
Durante o terceiro encontro de planejamento, o coordenador das ações e secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, destacou o montante de recursos que será injetado na economia com a movimentação de moradores e turistas na cidade, conforme apontou estudo do Instituto Fecomércio/AL. Ele ressaltou que a organização promete um evento inesquecível.
“A população pediu a manutenção do São João e o prefeito JHC acatou. Ele entende a preocupação do Ministério Público, mas a gente mostrou com números que será positivo para Maceió. Um estudo da Fecomércio aponta que mais de 87 milhões de reais vão ser injetados na economia, e se a gente contar toda a rede de hotel e de turismo, isso vai passar de 100 milhões. O São João está mantido e não vai ser só uma festa junina, só a quadrilha, o forró, a comida típica, a bebida. O São João de Maceió, por determinação do prefeito, vai ser uma experiência inesquecível . Quem vier curtir o evento vem curtir uma experiência de vida, momentos incríveis que vão marcar para o resto da vida”, convidou.
Entre as pastas que definiram os detalhes do esquema que será adotado durante os dias de festa, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtel) destacou como irá estimular o fluxo de turistas e ajudar a injetar recursos no setor.
De acordo com a secretária adjunta da Semtel, Josi Mendes, os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do aeroporto e rodoviária irão funcionar 24 horas, de domingo a domingo, para recepcionar os visitantes, que também vão prestigiar apresentações de trios de forró e receberão informativos com a programação do evento.
Parcerias já estão em andamento com as agências de viagens para estimular a vinda de excursões para Maceió e as empresas aéreas foram contatadas para reforçar o número de viagens com origem em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto e Campinas, que já são as mais frequentes com destino à capital.
A pasta ainda vai promover ações na orla, com personagens juninos, displays para fotos, decoração junina e outros pontos temáticos. “O evento repercutiu muito bem no trade turístico, e já estamos fazendo as parcerias para divulgar o São João lá fora”, comemorou a secretária.
Para os maceioenses, o clima de São João será reforçado com a circulação de um trio de forró em uma estrutura de trio elétrico nas principais avenidas da cidade. Além disso, 80 ônibus e 17 terminais serão decorados com o tema junino.
Também apresentou o planejamento a Vigilância Sanitária, que irá promover a capacitação de 800 a 1000 ambulantes, com o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, obrigatório para os participantes do evento.
E a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito apresentou as datas de cadastramento de moradores e comerciantes que moram nos locais onde haverá interdição de trânsito. A ação vai de 8 a 17 de junho, e em seguida serão distribuídos os adesivos para serem colados nos carros, de 20 a 22 de junho.