Em Maceió, Rodrigo Cunha garante R$ 15 milhões para a execução do Programa Saúde da Gente
Projeto é um dos maiores do país
Um dos maiores projetos de saúde comunitária do país está acontecendo em Maceió e está sendo viabilizado com R$ 15 milhões em recursos federais garantidos em Brasília pelo senador Rodrigo Cunha (União). A ação é o Programa Saúde da Gente, iniciativa que vai levar saúde para todos os bairros da capital alagoana, beneficiando mais de 500 mil pessoas – quase metade da população maceioense –, em especial as mais carentes.
O Saúde da Gente vai reunir 120 frentes de trabalho e vai contar diretamente com mais de 400 profissionais, sendo voltado especialmente para comunidades mais carentes de Maceió com prioridade para a Atenção Básica e a Média Complexidade. O projeto terá atuação de 7 meses com atendimentos em sete dias da semana, 12 horas por dia, em 30 semanas de ação. Presente no lançamento da iniciativa, Rodrigo Cunha destacou o pioneirismo e o amplo alcance da ação.
“Nós estamos diante de um novo projeto para Maceió, um projeto inovador, mais uma grande iniciativa da gestão do prefeito JHC. Pela primeira vez vamos até os bairros para tratar de questões muito importantes de forma direta, como a saúde mental, saúde da criança, saúde bucal, buscando trabalhar prevenção. O Saúde da Gente vai mudar a vida dessas pessoas. É um trabalho completo que vai diminuir diversos problemas que atingem a população em termos de saúde”, disse o senador.
Algumas das áreas que serão beneficiadas pelo Saúde da Gente são: Reginaldo, Benedito Bentes, Vergel, Jacintinho, Rosane Collor, Village, Caetés, Eustáquio, Jatiúca, Vila Emater, Chã de Jaqueira, José Tenório, Ponta da Terra e Cruz das Almas, além das Grotas do Benedito Bentes e Jacintinho. Pelo Programa, profissionais de saúde irão de casa em casa, levando consultas, exames e tratamentos de modo domiciliar, ampliando as estratégias de saúde da família e beneficiando a população mais carente.
“Esse é um programa revolucionário, inédito, é a maior ação de promoção itinerária do nosso país. Vamos fazer o que importa que é levar o médico para perto da população, dar as melhores orientações e poder naquele momento salvar uma vida. Maceió será mais uma vez exemplo para o Brasil. Os profissionais vão nas casas das pessoas para fazer consultas, exames e encaminhamentos necessários com o auxílio de uma equipe multidisciplinar. Com certeza, essa iniciativa vai melhorar os indicadores da Atenção Primária em nosso município”, frisou o prefeito JHC.