Câmara analisa projeto que prevê reforço escolar para reduzir déficit de aprendizado na pandemia
Proposta é de autoria do vereador Delegado Fábio Costa e é direcionada aos estudantes do ensino fundamental

Está em análise, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Maceió, o projeto de lei que cria o programa ‘Resgate do Conhecimento’ na rede pública de ensino. De autoria do vereador Delegado Fábio Costa (PP), a proposta visa oferecer reforço escolar para minimizar o déficit educacional de aprendizagem dos alunos durante a pandemia de Covid-19.
A ideia é a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferecer aulas de reforço aos estudantes do ensino fundamental (do 2º ao 9º ano) na própria escola e em turnos diferentes.
As aulas extras iriam abranger matérias da grade curricular em que os alunos sentirem mais dificuldades de aprendizagem. O reforço também poderia ajudar aos que queiram aprofundar o conhecimento nos temas abordados em sala de aula.
“Sem dúvidas, com o surgimento da pandemia e consequente suspensão das aulas presenciais, o déficit de aprendizagem tornou-se um abismo gigantesco. São notáveis as dificuldades que professores, pais e alunos enfrentaram sem aulas e/ou com ensino remoto. Pensando em amenizar a defasagem do ensino, proponho este projeto para dar maior qualidade ao ensino público municipal”, ressaltou o vereador.
O Resgate do Conhecimento terá como ações prioritárias o mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; dos alunos com maior número de faltas nas aulas remotas; a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período de pandemia; a designação de profissionais do magistério em quantidade suficiente para atendimento da demanda encontrada; e promoção de infraestrutura e recursos necessários aos professores responsáveis pelo reforço escolar.
O vereador salienta que o programa poderá ser oferecido aos demais alunos do ensino infantil, conforme a Semes verifique a necessidade.
“O município ficará autorizado a, sempre que necessário, convocar especialistas em educação para que trabalhem em carga horária superior à da contratação atendendo aos objetivos desta Lei e, consequentemente, esses profissionais terão um aumento de seus proventos, conforme regulamentação da Lei Municipal n°. 5.547/2006”, destacou Fábio Costa.
Últimas notícias

Petrobras recebe licença do Ibama para perfurar Margem Equatorial

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil entre a noite de hoje e a madrugda

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento dos réus do Núcleo 4 da trama golpista

Educação inicia entrega de kits do programa Foca o Enem

Corpo encontrado decapitado em Coqueiro Seco pode ser jovem desaparecida no Vergel

Cibele Moura solicita campanhas educativas para reduzir mortes maternas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
