Cidades

Faixa Verde estimula a prática esportiva na orla marítima da capital

Espaço divide modalidades esportivas e garante maior segurança

Por Secom Maceió 13/07/2022 18h06
Faixa Verde estimula a prática esportiva na orla marítima da capital
Faixa Verde estimula a prática esportiva na orla marítima da capital - Foto: Secom Maceió

Pedestres e praticantes de exercícios ao ar livre na orla marítima de Maceió agora dispõem de um novo espaço. Implantada ao longo da Avenida Silvio Carlos Viana, no trecho que vai desde o Pavilhão do Artesanato até as proximidades do Alagoinhas, na Ponta Verde, a Faixa Verde estimula a prática de esportes, valoriza os corredores e proporciona maior segurança para patinadores e skatistas.

“Dividir o mesmo espaço é complicado, justamente porque cada atleta tem seu tempo um ritmo diferente de treino. Essa faixa faz com que as pessoas dividam bem o espaço e aproveitem ao máximo. Acho muito positivo”, avaliou o servidor público, Marcelo Bragança.

No local, foi executada a pintura asfáltica de uma faixa na cor verde, pela equipe de Obras Viárias da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Além disso, foram instalados prismas para dividir o espaço da faixa de veículos. Pictogramas que regulamentam o público quem pode usar o local também foram implantados, além de placas de sinalização vertical.

Educador físico, Jailton dos Santos contou que faz uso do corredor destaca os benefícios da iniciativa. “Estou achando uma melhora muito grande, porque separou a galera que ficava na ciclovia e agora temos um espaço mais amplo. Eu trago meus alunos todos os dias para a corrida e outras atividades funcionais”, contou.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou a fase experimental com a implantação de cones provisórios para checar a viabilidade da iniciativa e a adesão por parte dos maceioenses. Após constatar o uso pelos praticantes de esportes, foram executados os serviços de pintura asfáltica definitiva na cor verde, além de pictogramas que regulamentam o uso do espaço e prismas de resina que separam a Faixa da via.

“É importante destacar que a ciclovia já existente continua funcionando para tráfego de bicicletas. Esse novo espaço busca evitar que ciclistas e pedestres dividam o mesmo local e evitem possíveis colisões. A novidade demonstra uma preocupação da gestão municipal com a mobilidade urbana na capital que proporciona espaços seguros para práticas esportivas”, discorreu o titular da SMTT, André Costa.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar ou trafegar sobre as faixas verdes é considerada uma infração de trânsito. As punições vão de leve a gravíssima, multiplicada por três. As multas que variam de R$ 88,38 e três pontos na carteira até R$ 880,41, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ações de orientação serão realizadas pela equipe de Educação da SMTT para orientar os pedestres, ciclistas e condutores sobre o uso correto do corredor.