Transporte

JHC anuncia passagem de ônibus grátis para desempregados

O benefício garante 12 passagens gratuitas por mês

Por 7Segundos com Secom Maceió 28/07/2022 15h03 - Atualizado em 28/07/2022 18h06
JHC anuncia passagem de ônibus grátis para desempregados
Passagem de ônibus gratuita na capital alagoana - Foto: Ascom SMTT

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), usou as redes sociais no começo da tarde desta quinta-feira (28) para anunciar que as pessoas desempregadas na capital terão direito à passagem de ônibus grátis.

O benefício é temporário e garante 12 passagens gratuitas por mês, visando ajudar aqueles que estão na busca por uma oportunidade de emprego. A novidade poderá ser concedida a até mil pessoas que cumpram os requisitos da portaria que será publicada nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Município (DOM), e tem duração de 60 dias.

De acordo com a portaria conjunta assinada hoje pelos gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o auxílio-transporte tem como objetivo possibilitar o deslocamento do cidadão em busca de trabalho nos ônibus urbanos de Maceió, tendo em vista o aumento do desemprego provocado pela pandemia de covid-19.

Para ter acesso ao benefício, o interessado deverá se dirigir a partir do dia 3 de agosto até a sede do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), na Avenida Amazonas, número 90, bairro do Prado, em frente à Praça da Faculdade, com os seguintes documentos: carteira de identidade original e cópia, CPF original e cópia, comprovante de residência de Maceió, Carteira de Trabalho e/ou outros meios que comprovem a situação de desemprego. Além desses, quem já possuir o Cartão Vamu na modalidade cidadão deve levar no momento do cadastro.

A Secretaria de Assistência Social ficará responsável por enviar à SMTT os nomes e documentos daqueles que estiverem aptos a receber o benefício, e a Superintendência irá expedir o Cartão VAMU com direito a 12 passagens gratuitas por mês, ou seja, seis viagens de ida e volta, para utilização nos ônibus urbanos de Maceió durante um mês, prorrogável por mais um mês.

O superintendente da SMTT, André Costa, explicou que todos os beneficiários irão receber um cartão porque ele é o meio de acesso ao sistema de transporte de Maceió. Ele ressaltou que o Município quer atender o máximo de pessoas que se enquadrem na situação de desemprego.

Os usuários do transporte coletivo que já possuírem qualquer outro benefício em relação ao transporte público poderão optar pela aquisição do VAMU, sendo vedada a acumulação de benefícios.

Os valores referentes às passagens gratuitas serão custeados pelo Município, que fará o repasse no preço da tarifa vigente ao Consórcio Operacional do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió – SIMM.