Mais de 500 processos de renegociação de dívidas são feitos em Maceió no primeiro semestre
O diretor do Procon Maceió, alerta os consumidores para evitar o super endividamento
Dados do Procon Maceió apontaram que no primeiro semestre deste ano foram realizados 517 processos de renegociação de dívidas. Destes processos, 64% são relacionados a contratos com instituições financeiras e 36% com comércio varejistas.
O diretor do Procon, Maceió, Leandro Almeida diz que é imporante que os consumidores busquem a unidade para renegociar os débitos:
“O procon busca um processo facilitador tanto na forma de entrada da negociação quanto uma forma flexível de parcelamento para que o consumidor consiga limpar o seu nome e recuperar a sua dignidade financeira”.
Ele ainda ressalta que as ações realizadas durante todo o ano não se limitam somente para negociação de dívidas mas também para que o consumidor fique atento e evite que chegue nesse perfil de super endividado.
Para isso são realizadas feiras de negociação, que acontece todos os anos entre o final de novembro e início de dezembro com a participação de instituições financeiras e lojas do comércio varejista, com a Febraban representando os bancos, Serasa, lojas de varejo local, empresas de telefonia e as concessionárias de água e energia elétrica.
Além disso, são realizadas ações orientativas, educativas, e políticas protetivas repassadas ao longo do ano, fiscalizações em relação a juros abusivos, práticas abusivas e cláusulas contratuais abusivas.
“Não só nas feiras de negociação, mas todo o ano , o Procon recebe o consumidor que tem uma dívida acumulada que esteja, com o nome negativo no SPC Serasa para buscar, junto a empresa, discutir o débito, renegociar, e repactuar a dívida de uma forma que impacte menos no orçamento do consumidor, disse.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
