Mais de 500 processos de renegociação de dívidas são feitos em Maceió no primeiro semestre
O diretor do Procon Maceió, alerta os consumidores para evitar o super endividamento
Dados do Procon Maceió apontaram que no primeiro semestre deste ano foram realizados 517 processos de renegociação de dívidas. Destes processos, 64% são relacionados a contratos com instituições financeiras e 36% com comércio varejistas.
O diretor do Procon, Maceió, Leandro Almeida diz que é imporante que os consumidores busquem a unidade para renegociar os débitos:
“O procon busca um processo facilitador tanto na forma de entrada da negociação quanto uma forma flexível de parcelamento para que o consumidor consiga limpar o seu nome e recuperar a sua dignidade financeira”.
Ele ainda ressalta que as ações realizadas durante todo o ano não se limitam somente para negociação de dívidas mas também para que o consumidor fique atento e evite que chegue nesse perfil de super endividado.
Para isso são realizadas feiras de negociação, que acontece todos os anos entre o final de novembro e início de dezembro com a participação de instituições financeiras e lojas do comércio varejista, com a Febraban representando os bancos, Serasa, lojas de varejo local, empresas de telefonia e as concessionárias de água e energia elétrica.
Além disso, são realizadas ações orientativas, educativas, e políticas protetivas repassadas ao longo do ano, fiscalizações em relação a juros abusivos, práticas abusivas e cláusulas contratuais abusivas.
“Não só nas feiras de negociação, mas todo o ano , o Procon recebe o consumidor que tem uma dívida acumulada que esteja, com o nome negativo no SPC Serasa para buscar, junto a empresa, discutir o débito, renegociar, e repactuar a dívida de uma forma que impacte menos no orçamento do consumidor, disse.
Últimas notícias
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
