Geral

Mais de 500 processos de renegociação de dívidas são feitos em Maceió no primeiro semestre

O diretor do Procon Maceió, alerta os consumidores para evitar o super endividamento

Por 7 Segundos 30/07/2022 08h08
Mais de 500 processos de renegociação de dívidas são feitos em Maceió no primeiro semestre
O Procon Maceió realiza diversos atendimentos para a população - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Dados do Procon Maceió apontaram que no primeiro semestre deste ano foram realizados 517 processos de renegociação de dívidas. Destes processos, 64% são relacionados a contratos com instituições financeiras e 36% com comércio varejistas.

O diretor do Procon, Maceió, Leandro Almeida diz que é imporante que os consumidores busquem a unidade para renegociar os débitos:
“O procon busca um processo facilitador tanto na forma de entrada da negociação quanto uma forma flexível de parcelamento para que o consumidor consiga limpar o seu nome e recuperar a sua dignidade financeira”.

Ele ainda ressalta que as ações realizadas durante todo o ano não se limitam somente para negociação de dívidas mas também para que o consumidor fique atento e evite que chegue nesse perfil de super endividado.

Para isso são realizadas feiras de negociação, que acontece todos os anos entre o final de novembro e início de dezembro com a participação de instituições financeiras e lojas do comércio varejista, com a Febraban representando os bancos, Serasa, lojas de varejo local, empresas de telefonia e as concessionárias de água e energia elétrica.

Além disso, são realizadas ações orientativas, educativas, e políticas protetivas repassadas ao longo do ano, fiscalizações em relação a juros abusivos, práticas abusivas e cláusulas contratuais abusivas.

“Não só nas feiras de negociação, mas todo o ano , o Procon recebe o consumidor que tem uma dívida acumulada que esteja, com o nome negativo no SPC Serasa para buscar, junto a empresa, discutir o débito, renegociar, e repactuar a dívida de uma forma que impacte menos no orçamento do consumidor, disse.