Meio ambiente

Reunião dicuste erosão no calçadão da orla de Maceió

O Executivo Municipal deve conseguir as aprovações necessárias dos órgãos ambientais

Por 7Segundos com Assessoria 05/08/2022 14h02
Reunião dicuste erosão no calçadão da orla de Maceió
Avanço do mar deixou rede elétrica em risco - Foto: Ascom Equatorial

Uma reunião no Ministério Público Federal (MPF), nesta semana, discutiu sobre intervenções emergenciais que devem ser realizadas em pontos da orla, danificados em razão da erosão causada pelo avanço do mar.

Na ocasião, foi apresentado o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Maceió para a contenção do mar, o qual terá sua execução monitorada pelo MPF, em razão de sentença proferida nos autos de ação civil pública (ACP). com estudos prévios de impacto ambiental e

O Executivo Municipal deve conseguir as aprovações necessárias dos órgãos ambientais competentes para executar os projetos.

Nestes pontos de intervenção urgente e provisória, a Seminfra deverá colocar em prática a aplicação das “big bags”, que são grandes sacos preenchidos com areia da praia, colocados um sobre o outro, funcionando como escudo para proteger a área costeira. Segundo o especialista, processos erosivos contínuos, independente das mudanças climáticas, ocorrem em Maceió, por isso as obras para contenção do avança do mar buscam proteger o patrimônio público e privado, e requalificar a orla, no sentido de preservar a faixa de areia.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura aguarda autorização ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para dar início às obras emergenciais de contenção do avanço do mar, no entanto ainda não encaminhou o projeto para as obras definitivas, a fim de dar início aos estudos ambientais.