Beneficiário de fraude na Previdência Social é ouvido pela Polícia Federal
Ele recebia, indevidamente, o auxílio doença há mais de dois anos

Um beneficiário da fraude na Previdência Social foi ouvido pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18), após a realização de uma operação em Alagoas, Bahia, Goiás e Distrito Federal, que desarticulou uma quadrilha que fraudava benefícios do INSS.
Segundo o delegado que chefiou a equipe, os autores ainda estão sendo investigados e, até o momento, só este beneficiário foi ouvido. Ele recebia, indevidamente, o auxílio doença há mais de dois anos. Na sequência, foi liberado.
Ao todo foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 10ª Vara Federal do DF. A ampla maioria dos benefícios suspeitos foi de auxílio-doença, com longos períodos de afastamentos.
Os investigadores descobriram que, entre os anos de 2018 e 2022, um médico perito federal, juntamente com o ex-sócio, concorreram para inserir indevidamente dezenas de dados e atestados médicos falsos nos sistemas informatizados do INSS, com o intuito de obter fraudulentamente benefícios previdenciários por incapacidade para si mesmos, familiares, sócios e outras pessoas próximas.
A ação conjunta evitou o prejuízo aproximado de R$ 593 mil, considerando a data de cessação dos benefícios e a expectativa de vida dos segurados, calculado a partir das Tabelas de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As condutas dos envolvidos nas fraudes podem, se comprovadas, configurar crimes de associação criminosa, falsidade documental, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, estelionato previdenciário, bem como corrupção ativa e passiva.
Últimas notícias

Justiça de AL nega pedido da Câmara Municipal e mantém prefeito e vice à frente de Rio Largo

Câmara de Rio Largo suspende sessão desta quinta (3) para garantir segurança dos vereadores

Davi Filho monta chapa do Republicanos para federal e estadual em 2026

Prefeita anuncia aumento salarial para servidores da Educação de Novo Lino

Polícia Científica identifica corpos encontrados carbonizados em carro na AL-405

Operação resulta na prisão de 22 suspeitos; líder do CV de Penedo segue foragido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
