Polícia

Beneficiário de fraude na Previdência Social é ouvido pela Polícia Federal

Ele recebia, indevidamente, o auxílio doença há mais de dois anos

Por 7Segundos 18/08/2022 15h03
Beneficiário de fraude na Previdência Social é ouvido pela Polícia Federal
Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas - Foto: Reprodução/Internet

Um beneficiário da fraude na Previdência Social foi ouvido pela Polícia Federal nesta quinta-feira (18), após a realização de uma operação em Alagoas, Bahia, Goiás e Distrito Federal, que desarticulou uma quadrilha que fraudava benefícios do INSS.

Segundo o delegado que chefiou a equipe, os autores ainda estão sendo investigados e, até o momento, só este beneficiário foi ouvido. Ele recebia, indevidamente, o auxílio doença há mais de dois anos. Na sequência, foi liberado.

Ao todo foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 10ª Vara Federal do DF. A ampla maioria dos benefícios suspeitos foi de auxílio-doença, com longos períodos de afastamentos.

Os investigadores descobriram que, entre os anos de 2018 e 2022, um médico perito federal, juntamente com o ex-sócio, concorreram para inserir indevidamente dezenas de dados e atestados médicos falsos nos sistemas informatizados do INSS, com o intuito de obter fraudulentamente benefícios previdenciários por incapacidade para si mesmos, familiares, sócios e outras pessoas próximas.

A ação conjunta evitou o prejuízo aproximado de R$ 593 mil, considerando a data de cessação dos benefícios e a expectativa de vida dos segurados, calculado a partir das Tabelas de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As condutas dos envolvidos nas fraudes podem, se comprovadas, configurar crimes de associação criminosa, falsidade documental, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, estelionato previdenciário, bem como corrupção ativa e passiva.