Promover desordem que prejudique a eleição é crime eleitoral, alerta TRE
As penas para quem cometer tais crimes variam de dois a seis meses de detenção e o pagamento de 60-100 dias-multa
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que constitui crime eleitoral promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais, bem como impedir ou embaraçar o exercício do voto, conforme artigos 296 e 297 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). As penas para quem cometer tais crimes variam de dois a seis meses de detenção e o pagamento de 60-100 dias-multa.
Assim, se um eleitor alegar que há um problema no funcionamento da urna eletrônica sem que o defeito seja devidamente atestado, com a única finalidade de promover a desordem ou impedir a votação, estará sujeito à prisão em flagrante por crime eleitoral. Uma vez constatada a existência de falha no equipamento, o TRE promoverá substituição por uma urna de contingência (urna substituta).
Caso o eleitor aponte que há um problema no teclado – que é uma parte inseparável da urna – e afirme que na tela aparece informação não correspondente ao que foi por ele digitado, poderá ser feito um teste no teclado. Caso se constate o perfeito funcionamento do equipamento e o eleitor insistir em apontar problema que comprovadamente não existe, com intenção de promover desordem e prejudicando os trabalhos na seção eleitoral, poderá ser preso em flagrante.
“É missão da Justiça Eleitoral garantir o pleno funcionamento das seções eleitorais e a manutenção da legislação no dia do pleito. Magistrados, servidores e integrantes das mesas receptoras de votos serão orientados a solicitar apoio policial caso algum eleitor tente prejudicar os trabalhos eleitorais ou impedir o exercício do voto”, explicou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes.
Últimas notícias
Brota na Grota e Saúde da Gente Itinerante percorrem seis areninhas esta semana
Vítima aciona próprio resgate após helicóptero cair no interior de SP
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha embarque de estudantes para intercâmbio na Inglaterra
Galba Novaes reforça presença nas ruas de Maceió durante Caravana neste domingo
Suspeito de invadir duas lojas de shopping em Maceió é preso
Davi Davino Filho propõe qualificação de jovens e expansão dos serviços de saúde no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
